Tendências para o gerenciamento de projetos em Empresas

Description

Tendências para o gerenciamento de projetos em Empresas
Jonatas Albuquerque
Slide Set by Jonatas Albuquerque, updated more than 1 year ago
Jonatas Albuquerque
Created by Jonatas Albuquerque over 7 years ago
183
9

Resource summary

Slide 1

    1. A estratégia corporativa precisa moldar as ações de forma mais específica. Competição, recursos limitados, fatores do ambiente interno e externo, orçamento e tempo restritos, impacto dos negócios mais amplo. Os líderes empresariais precisarão transformar suas práticas de gestão e os times para focar todos os esforços na busca pelos objetivos de negócio das organizações. Enquanto os benchmarks da indústria são úteis no direcionamento dos planos, executivos precisarão focar menos em aspectos generalistas dos setores onde suas companhias atuam – postura que muitas vezes pautou as iniciativas no passado. No lugar disso, precisarão buscar uma abordagem mais assertiva nas forças e fraquezas de suas organizações para determinar quais oportunidades precisam buscar.O cenário reforça a ideia de que será preciso olhar com uma lupa os objetivos de negócio da empresa, seus desafios e recursos disponíveis para selecionar quais projetos serão conduzidos e quais são os profissionais mais aptos para executar aquela iniciativa.
    Tendências para o gerenciamento de projetos em Empresas

Slide 2

    2. Vá além das hierarquias operacionais para aproveitar ao máximo os recursos humanos. A cultura empresarial exerce grande influência no gerenciamento dos times de projeto. O contexto hierárquico é bastante comum, com empregados apenas absorvendo ordens que vem do topo. Cada vez mais, os líderes precisarão encontrar uma abordagem positiva e produtiva para promover e recompensar as pessoas para construir um time e ambiente mais forte.A organização hierárquica talvez tenha que ser redesenhada para criar um ambiente de compartilhamento de ideias. Gestores inteligentes adotarão uma política de portas abertas quando colaboradores oferecem opiniões e formas de trabalhar diferentes. É preciso buscar oportunidades para otimizar esses ativos individuais que tragam diferenciais e agreguem elementos inovadores ao projeto. Lembre-se: diferenças culturais não são ruins. Tente vencer o medo e o controle excessivo para pensar grande.
    Organizações Horizontais

Slide 3

    3. Seja socialmente responsável. Os líderes corporativos andam cada vez mais preocupados com questões amplas. Dessa forma, tente medir os impactos sociais de seus projetos, bem como seus objetivos em um contexto amplo. Em um mundo conectado, tudo se torna público. Pessoas e empresas querem fazer negócio com organizações éticas, que forneçam níveis adequados de transparência em sua gestão.Não há mais anonimato. Certifique-se de que sua postura possa ser monitorada e medida também para assegurar adequação a temas ambientais, contábeis e sociais. Isso, no final das contas, permitirá proteger a companhia.
    4. Dê mais ênfase a habilidades não técnicas. Soft skills se tornam cada vez mais importantes. Além de uma certificação em gestão de projeto ou treinamento técnico, busque profissionais com boas habilidades de comunicação para compor seus times. Grande parte de um projeto refere-se a “pessoas”. Logo, é necessário contar com profissionais que saibam resolver conflitos, lidem com questões delicadas, consigam estabelecer relações e criem um ambiente que vença barreiras.
    Transparência e Habilidades

Slide 4

    5. Trabalho remote, ferramentas e segurança. Gestão remota de projetos não serve para todas as empresas, porém, a cada dia que passa, mais trabalho passa a ser executado remotamente. Isso desencadeia a busca por ferramentas para gerir iniciativas a distância. Tenha a tecnologia adequada para manter os esforços no prazo e dentro do orçamento.
    Gestão remota
Show full summary Hide full summary

Similar

Gerenciamento de Projetos
Luiz Fernando
Abordagens de Gestão
sa.sousa
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
marcjr
Área de Conhecimento x Grupos de Processos PMBOK 5
Winicius Ferraz Neres
Análise de valor agregado
Clenia Paradela
AULA 01 - INICIAÇÃO DE PROJETOS
Washington Fernando
Gerenciamento de Projetos - conceitos básicos
Luiz Fernando
Gestão por Competências
alexrocksilva
Gestão por resultados, Competências e Desempenho
emerguy
Areas de Conhecimento para Gerenciamento de Projetos
fabio werneck