Mindmap
DA: Abuso de Poder (4)
Inhalt der Mindmap
DA: Abuso de Poder (4)
Excesso de poder
- to é praticado com desvio de poder, fora dos limites da competência do agente público, este ato poderá ser convalidado para não prejudicar os terceiros de boa-fé a depender do caso concreto. Pois o fato de anular tornaria prejudicial para todos os envolvidos no ato.
- Excede a proporcionalidade de sua competência
- Convalidável
- Subsiste o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competência exigida na lei, exercer publicamente as funções de juiz de casamentos e, nessa qualidade, tiver registrado o ato no registro civil
Desvio de poder/finalidade
- Execução de atos para fim particular
- Ex: Remoção (não é punição)
- Por exemplo, a exoneração é a perda do cargo de um servidor público sem finalidade punitiva, enquanto a demissão tem essa finalidade. Não é lícito ao administrador exonerar um servidor subordinado que cometeu infração, porque foi desrespeitada a finalidade legal para a prática do ato.
- Não convalidável
- Execução de atos para fim particular
Via comissiva
- Fez algo que não deve
Via omissiva
- Não fez algo que deveria
abuso de autoridade é o abuso de poder analisado sob as normas penais
Informationen
- Beschreibung
- Direito Administrativo Mindmap am DA: Abuso de Poder (4), erstellt von Carlos Matheus am 14/06/2017.
- Erstellt von
- Carlos Matheus
- Aufrufe
- 0
- Bewertung