Fácies

Description

Patologia Medicina Flashcards on Fácies, created by Fenísia Saldanha on 07/09/2017.
Fenísia Saldanha
Flashcards by Fenísia Saldanha, updated more than 1 year ago
Fenísia Saldanha
Created by Fenísia Saldanha over 6 years ago
1298
4

Resource summary

Question Answer
Fácies? Quando ocorre? Fácies renal. É observada nas doenças difusas dos rins, particularmente na síndrome nefrótica e na glomerulonefrite difusa aguda.
Fácies? Fácies de deficiente mental
Fácies renal. Características? Edema periorbital principalmente pela manhã, palidez cutânea.
Fácies hipocrática. Características? Olhos fundos, parados e inexpressivos, nariz afilado, lábios adelgaçados, batimentos das asas do nariz, rosto coberto de suor, palidez cutânea, discreta cianose labial.
Fácies? Quando ocorre? Fácies hipocrática. Doença grave.
Fácies de deficiente mental. Características? Traços faciais apagados e grosseiros. Boca entreaberta a, às vezes, com salivação. Hipertelorismo e estrabismo podem estar presentes. Olhar desprovido de objetivo, os olhos se movimentam sem se fixarem, traduzindo alheamento ao meio ambiente. Sorriso sem motivação que se acentua em resposta a qualquer solicitação. Voz grave e falar de meias palavras, às vezes substituído por um simples ronronar.
Fáscies esclerodérmica. Características? Fácies da múmia, pela sua quase completa imobilidade facial, devido às alterações da pele, que se tornam apergaminhada, endurecida e aderente aos planos profundos, com repuxamento dos lábios, afinamento do nariz e imobilização das pálpebras. Fisionomia inexpressiva, parada e imutável.
Fácies acromegálica. Características? Saliência das arcadas supra-orbitária, proeminência das maçãs do rosto e maior desenvolvimento do maxilar inferior, aumento do tamanho do nariz, lábios e orelhas. Os olhos parecem estar pequenos, nesse conjunto de estruturas hipertrofiadas. É visto na acromegalia.
Fácies? Quando ocorre? Fácies adenoideana. Hipertrofia das adenoides.
Fácies? Quando ocorre? Fácies basedowiana. Ocorre no hipertireoidismo.
Fácies mongoloide. Características? A fenda palpebral tem uma prega cutânea (epicanto) que torna os olhos oblíquos, bem distantes um do outro, lembrando olhos orientais. O rosto é redondo, boca quase sempre entreaberta e uma expressão de pouca inteligência. É observada na síndrome de Down.
Fácies? Quando ocorre? Fácies miastênica ou de Hutchinson. Miastenia grave.
Fácies leonina. Características? Característica do mal de Hansen. A pele é espessa e cheia de lepromas de tamanhos variados e confluentes, em maior número na fronte. Os supercílios caem, o nariz se espessa e se alarga. Os lábios são grossos e proeminentes. As bochechas e o mento são deformados pelo aparecimento de nódulos. A barba escasseia ou desaparece.
Fácies? Quando ocorre? Fácies mixedematosa. Hipotireoidismo.
Fácies crushingoide ou de lua cheia. Características? Rosto arredondado, com atenuação dos traços faciais. Bochechas avermelhadas e acne. Observada em pacientes com longo uso de corticóides (Cushing iatrogênico). Pode ocorrer nos casos de síndrome de Cushing por hiperfunção do córtex das suprarenais.
Fácies pseudobulbar. Características? Crises de choro ou riso involuntário mas conscientes, que o paciente tenta conter, dando um aspecto espasmódico à face. Aparece na paralisia pseudobulbar.
Fácies? Quando ocorre? Fácies parkinsoniana. Síndrome de Parkinson.
Fácies? Fácies etílica.
Fácies? Quando ocorre? Fácies mongoloide. Síndrome de Down.
Fácies? Fácies esclerodérmica.
Fácies? Quando ocorre? Fácies crushingoide ou de lua cheia. Uso prolongado de corticoides e nos casos de síndrome de Cushing por hiperfunção do córtex das suprarenais.
Fácies? Quando ocorre? Fácies acromegálica. Acromegalia.
Fácies? Quando ocorre? Fácies leonina. Hanseníase.
Fácies? Fácies da depressão.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva