Subsistemas Terrestres

Description

Flashcards on Subsistemas Terrestres, created by mohomede satar on 13/10/2017.
mohomede satar
Flashcards by mohomede satar, updated more than 1 year ago
mohomede satar
Created by mohomede satar over 6 years ago
2194
2

Resource summary

Question Answer
Subsistemas Terrestres Os subsistemas da Terra são: Geosfera - Camada rochosa sólida externa da Terra, bem como o seu interior; Hidrosfera: Quantidade de água que existe no planeta nos estados sólido e líquido; Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra; Biosfera: conjunto dos seres vivos que habitam a Terra e os seus ambientes É importante referir que todos eles estão interligados, influenciando-se uns aos outros, estando assim dependentes uns dos outros. Por isso mesmo são designados subsistemas do sistema Terra.
Sistema Um sistema corresponde a uma parte do Universo, constituída por massa e energia e é limitada por uma fronteira.
Subsistemas da Terra A terra é um sistema constituído por um conjunto de subsistemas que interagem entre si. Sendo assim, podemos encontrar dois sistemas. Os sistemas abertos e os sistemas fechados. Quanto aos primeiros, nestes existem trocas de energia e matéria entre os subsistemas da Terra. Quanto aos sistemas fechados, que é o caso da Terra, pois apesar de haver trocas de energia com o exterior, as trocas de matéria são praticamente inexistentes.
Subsistema Geosfera A Geosfera constitui o substrato para a vida na terra e o reservatório dos minerais essenciais a esta. E, é responsável pelo campo magnético que protege contra partículas solares.
Conceitos do Subsistema Geosfera: Solo Solo - É a camada mais superficial da Geosfera, estabelece a ligação e interage com a atmosfera, hidrosfera e biosfera.
Conceitos do Subsistema Geosfera: Pedosfera A pedosfera é a camada mais externa da Terra sendo composta do solo e sujeita a processos de formação de solo. A pedosfera surge na interação entre a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.
Conceitos do Subsistema Geosfera: Pedogénese A Pedogénese corresponde ao processo de formação e desenvolvimento do perfil e dos horizontes do solo que surge a partir da decomposição das rochas através dos processos físicos, químicos e biológicos.
Conceitos do Subsistema Geosfera: Rocha-mãe Rocha mãe é a rocha que por ação dos agentes erosivos fornece os elementos detríticos de uma rocha sedimentar. Por exemplo, um arenito pode ter como rocha mãe um granito.
Origem da vida na Terra: Teorias e Hipóteses Segundo alguns cientistas a vida surgiu de forma espontânea, a partir de matéria inerte. No entanto, ainda é um pouco díficil de explicar como surgiu a vida. Existem várias teorias que tentam explicar como isso ocorreu.
Teoria da Geração Espontânea Esta teoria foi formulada por Aristóteles e refere que os seres vivos surgem de matérias bruta, espontaneamente. De acordo com essa teoria existiriam dois princípios: um passivo que é matéria e outro ativo que é a forma em que os dois se conjugam.
Teoria da Panspermia Esta teoria baseia-se no facto de que a vida sempre existiu no Universo. Ou seja, a vida foi trazida à Terra através de uma possível radiação emitida por partículas luminosas. Admite-se que micróbios vindos em partículas de poeira ou em meteoritos de origem extraterrestre foram a fonte da vida na Terra.
Hipótese da evolução química Esta hipótese defende que a vida dos primeiros seres vivos surgiu a partir de moléculas orgânicas que se formaram na atmosfera primitiva e depois nos mares a partir de substâncias inorgânicas
Hipótese da Sopa Primitiva Afirma que a vida surgiu a partir de uma “sopa primitiva” constituída por moléculas orgânicas que se formaram a partir de moléculas mais simples na atmosfera devido a descargas elétricas
Hipótese dos Sistemas Hidrotermais Esta hipótese defende que os primeiros seres vivos teriam sido micróbios semelhantes às bactérias atuais que vivem nas fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Tiago Silva
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Mafalda Inocêncio
subsistemas terrestres
jose costa
Subsistemas Terrestres
Ana Loureiro
A Terra um sistema capaz gerar vida
ioana alina
A Terra como sistema capaz de gerar vida
Mimi & Nana
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia