Exame Físico do Abdômen

Description

Flashcards on Exame Físico do Abdômen, created by Gabriel Rosário on 24/02/2018.
Gabriel Rosário
Flashcards by Gabriel Rosário, updated more than 1 year ago
Gabriel Rosário
Created by Gabriel Rosário about 6 years ago
667
4

Resource summary

Question Answer
Nomeie as nove regiões do abdômen.
Cite as classificações para o abdômen segundo sua forma e volume. 1. Abdômen normal; 2. Abdômen globoso; 3. Abdômen em ventre de batráquio; 4. Abdômen pendular; 5. Abdômen em avental; 6. Abdômen escavado.
Que aspectos devem ser analisados na inspeção da circulação colateral? 1. Localização; 2. Direção do fluxo sanguíneo (manobra); 3. Presença de frêmitos ou sopros.
Defina a Síndrome de Cruveillier-Baumgarten e seus sinais. Caracteriza-se pelo aumento anormal da resistência ao fluxo sanguíneo dentro do sistema porta hepático, devido a cirrose hepática e em condições de obstrução da veia porta. Presente quando há recanalização da veia umbilical, frêmitos e/ou sopros.
Como se manifesta a circulação colateral do tipo porta? Observam-se veias irradiando da região umbilical, com fluxo em direção centrifuga à cicatriz umbilical.
Como se manifesta a circulação colateral tipo cava inferior? Localiza-se na porção inferior do abdômen, região umbilical flancos e face anterior do tórax. Com fluxo sanguíneo no sentido abdômen-tórax em direção à veia cava superior.
O obstáculo na circulação colateral do tipo porta pode estar situado nas veias supra-hepáticas, caracterizando a ------, no ---- em caso de cirrose hepática ou na veia porta em caso de -------. O obstáculo na circulação colateral do tipo porta pode estar situado nas veias supra-hepáticas, caracterizando a síndrome de Budd-Chiari, no fígado em caso de cirrose hepática ou na veia porta em caso de peleflebite.
Quais os pontos a serem inspecionados no exame físico do abdômen? 1. Circulação colateral; 2. Lesões de pele; 3. Manchas hemorrágicas; 4. Coloração da pele; 5. Distribuição dos pelos; 6. Presença de estrias; 7. Forma e volume; 8. CIcatrizes (umbilical e na parede do abdômen); 9. Abaloamentos e/ou retrações; 10. Movimentos (peristálticos, respiratórios e pulsações).
Descreva o abdômen normal. 1. Diâmetro lateral maior que o diâmetro anteroposterior; 2. Levemente abaulado; 3. Simétrico.
Descreva o abdômen globoso e algumas de suas causas. Caracteriza-se com diâmetro anteroposterior maior que o lateral. Pode ser observado na gravidez, ascite, distensão gasosa, obesidade, pneumoperitôneo, obstrução intestinal, grandes tumores policisticos de ovário e hepatomegalia.
Descreva o abdômen em ventre de batráquio e quando podemos observa-lo. Caracteriza-se por diâmetro transverso muito superior ao diâmetro anterossuperior, no qual o acúmulo de líquidos exerce pressão sobre as paredes laterais do abdômen. Pode ser observado na fase de regressão da ascite.
Descreva o abdômen pendular e situações em que podemos encontra-lo. Observa-se como uma protrusão da parte inferior da parede abdominal inferior por pressão das vísceras. Encontramos em casos de flacidez do abdômen no período puerperal ou durante a perda de firmeza abdominal em pessoas magras.
Descreve e cite situação em que podemos encontrar o abdômen em avental. Parede abdominal pendendo sobre as coxas do paciente quando de pé. Encontrado em pacientes com grau elevado de obesidade.
Descreva a apresentação e as causas do abdômen escavado. Apresenta-se com a parede abdominal retraída. Ocorre em pacientes muito magros ou que sofrem de doenças consumptivas (neoplasias malignas).
Como se caracteriza normalmente a cicatriz umbilical? Plana ou levemente retraída.
O que leva à protrusão da cicatriz umbilical? Exemplifique. A protrusão da cicatriz umbilical ocorre devido ao aumento de pressão abdominal. Como em casos de hérnia ou acúmulo de líquido nesta região, gravidez avançada, onfalites em crianças (acompanha secreção seroso ou seropurulenta), nódulo da irmã Maria-José etc.
O que indica a presença do Nódulo da Irmã Maria-José? Metástase de tumor intra-abdominal.
1. Como se chama esse sinal? 2. Como caracteriza-se? 3. O que indica? 1. Sinal de Cullen. 2. Equimose (extravasamento de sangue) periumbilical. 3. Pancreatite aguda, rompimento de gravidez equitópica, hemorragia retroperitonial.
1. Como se chama esse sinal? 2. Como caracteriza-se? 3. O que indica? 1. Sinal de Grey-Turner. 2. Equimose (extravasamento de sangue) nos flancos. 3. Pancreatite necro-hemorrágica, grave rompimento da víscera.
Como descrever abaloamentos ou retrações encontrados na inspeção? Localizá-los e associar a vísceras próximas. Na figura um caso de bexigoma.
Cite algumas causas de abaulamentos do tórax. Hepatomegalia, esplenomegalia, útero gravídico, tumores no ovário/útero, retenção urinária, tumores renais, tumores pancreáticos, linfomas, magacólon clássico, aneurisma da aorta abdominal (raro).
Show full summary Hide full summary

Similar

Atitude e decúbito preferido
Ana Miranda
ROTEIRO EXAME FÍSICO: CARDIOLOGIA
Gabriel Rosário
fácies
Bruna Larissa
Exame Físico Geral
anderson.icmc
Exame Físico Respiratório
Hyago Connor
EXAME FÍSICO OSTEOARTICULAR
Liana Colares
SISTEMA RESPIRATÓRIO - SINAIS E SINTOMAS
Joyce Costa
SEMIOLOGIA
Karen Dalla Costa
Características Semiológicas da Dor
Marcos Teodoro