Exame Físico Geral

Description

Semiotécnica do exame físico geral, segundo Ramos Júnior(1990). Ramos Jr., J. Semiotécnica da Observação Clínica: fisiopatologia dos sintomas e sinais. 7ª edição. São Paulo: Sarvier, 1990, 868.
anderson.icmc
Flashcards by anderson.icmc, updated more than 1 year ago
anderson.icmc
Created by anderson.icmc about 10 years ago
306
3

Resource summary

Question Answer
O que o Exame Físico Geral verifica? Sinais gerais
Por que o estudante e o médico devem se educar na percepção de todos os seus sentidos? Para o reconhecimento de tudo que possa ser normal e dos desvios para a anormalidade.
Qual o posicionamento ideal do paciente e do médico durante o Exame Físico Geral? O paciente deve estar despido, em posição cômoda, em pé, sob um ambiente iluminado. O médico deve estar em posição confortável, a uma distância adequada para observar os sinais pela inspeção e palpação.
Como avaliar o Aspecto Geral? Utilizando os adjetivos ótimo, bom, mau e péssimo, dependendo do conjunto representado pelo estado de nutrição, estado mental e psicológico.
Quais os fatores gerais componentes da personalidade? Genótipo, que transfere os caracteres físicos e psicológicos provenientes dos genitores. Parátipo, que diz respeito aos fatores ambientais que modelam a personalidade.
No ambiente familial, quais são os principais Fatores de Estruturação da Personalidade? A nutrição, promovendo o desenvolvimento normal e anatômico e funcional dos órgãos, responsáveis pela aptidão física e psicológica. A execução do amor, alicerçada no tripé da consideração, do respeito e do carinho.
Cite os fatores de influência do parátipo. Nutrição; amor; grau ou estado de instrução e de cultura familial, social e religiosa; estado político e econômico do país; tradições de caráter racial e religioso; situação geográfica; fator racial.
Quais os pilares da Proteção e da Orientação? Proteção: nutrição, execução do amor. Orientação: exemplo dos pais e familiares, aconselhamento.
Normais, supranormais, psicopáticas e psicóticas são classificações de: Personalidades ou tipos constitucionais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva