Fato ou Fake? Saiba como identificar se um conteúdo é falso.

Description

Dicas podem ser seguidas para checar se mensagens duvidosas disseminadas na internet ou pelo celular são mesmo uma notícia (fato) ou se são falsas (fake).
Regina  Rodrigues
Flashcards by Regina Rodrigues, updated more than 1 year ago
Regina  Rodrigues
Created by Regina Rodrigues almost 5 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Não leia só o título É comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações. Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.
Desconfie de textos alarmistas Manchetes e textos muito alarmistas podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo costuma ser apenas conseguir cliques. Aqui entra o bom senso: se uma notícia parecer, à primeira vista, “inacreditável”, talvez seja justamente porque ela não existe.
Informações vagas são mau sinal Textos com informações genéricas, sem identificação dos envolvidos ou o local do fato, são pouco confiáveis. Notícias sérias respondem às perguntas mais importantes do leitor e mostram detalhes sobre um determinado fato. Se o texto não identifica as fontes das informações, fique alerta.
Confira a data da publicação Textos antigos costumam voltar a circular pelas redes quando algum assunto vira notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia a informação compartilhada tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão.
Cuidado com vídeos, fotos e áudios Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns. Tente encontrar a gravação original e pesquisar as circunstâncias em que ela foi feita.
Confira a publicação em um veículo profissional de imprensa Quando uma informação é verdadeira e relevante, ela provavelmente foi publicada por algum veículo profissional de imprensa. Procure saber se já existe alguma reportagem sobre o assunto e confira a apuração: o jornalismo tem o compromisso de ouvir e incluir o outro lado da história.
Confira a publicação em um veículo profissional de imprensa Quando você acessa um site, a primeira coisa que deve fazer é verificar onde está e quem está por trás das páginas que está lendo. Se não conseguir encontrar nenhuma informação sobre o autor ou nenhuma seção que explique o que é o site, é melhor ficar atento.
Consulte as fontes É fácil atribuir um número ou uma informação a um órgão oficial ou a uma organização privada, mesmo que seja falso. Por isso, é necessário sempre checar as fontes. Muitos órgãos públicos apresentam dados em seus sites, o que facilita a pesquisa.
Consulte as fontes Uma notícia relevante raramente é publicada por apenas um veículo de imprensa. Desconfie e pesquise se ela foi publicada também em outros veículos confiáveis.
Verifique antes de compartilhar Repasse apenas informações que você tem certeza que sejam verdadeiras. Você é responsável pelo que compartilha. “Mande esse texto para todos os seus contatos” ou “faça essa mensagem chegar ao maior número de pessoas” são frases comuns em textos que contêm notícias falsas.
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba