Ecologia

Description

1 Biologia Flashcards on Ecologia, created by AllisonOliveira on 15/05/2015.
AllisonOliveira
Flashcards by AllisonOliveira, updated more than 1 year ago
AllisonOliveira
Created by AllisonOliveira almost 9 years ago
23
2

Resource summary

Question Answer
Qual é a definição de Biosfera? Camada do ambiente terrestre (relativo a Terra), onde habitam seres vivos. Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica.
What is meant by lithosphere? Lithosphere is the layer of Earth wich is composed by rocks and soil.
O que entende-se sobre Hidrosfera? Hidrosfera é a região da terra, na qual, encontra-se as águas (rios, oceanos, lagos).
O que é Atmosfera? Atmosfera é a extensão da terra onde encontra-se os gases (céu).
O que é uma zona eufótica? Zona eufótica, também conhecida como zona fótica, é a extensão de um ecossistema aquático que recebe luz solar suficiente para a realização da fotossíntese.
Defina zona afótica Zona afótica é uma região de um ecossistema aquático com alta profundidade. Nessa região a luz não chega com intensidade suficiente para a realização da fotossíntese. Portanto, nessa região, não se desenvolve seres fotoautotróficos, como algas.
O que é zona pelágica? Região do oceano onde vivem os seres que não necessitam do fundo marinho para a sobrevivência, alto mar.
Zona abissal É uma camada da zona pelágica extremamente profunda (4 Km). Essa região possui ausência total de luz, pressão é altíssima (11 000 PSI), temperaturas baixas e pobreza de nutrientes. Por isso, os seres que nesta camada vivem, possuem adaptações especificas.
População biológica Conjunto de seres da mesma espécie que vivem em determinada área geográfica.
Comunidade biológica Conjunto de populações de diferentes espécies que vivem em uma mesma região, também denominado, biota ou biocenose.
Fotores bióticos Todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema (relações ecológicas).
Fatores abióticos Seres não-vivos e fatores existentes em determinado bióta que interferem na vida de um ecossistema (rochas, rios, céu, vento, temperatura, luz, Ph).
Biótopo Região ambiental onde vive a biocenose.
Habitat Local onde vive determinada espécie ou comunidade, caracterizado por suas propriedades físicas e bióticas (Praia, Cerrado, Copa de arvores, Rio Negro). "Onde" a espécie ou biocenose vive.
Nicho ecológico : Interações adaptativas. (Hábitos alimentares, condições reprodutivas, predadores naturais, tipo de moradia, hábitos). "Como" a espécie ou biocenose vive. Aquilo que a espécie necessita do habitat para sobreviver.
Ecossistema Conjunto formado por todas as comunidades biológicas de determinada região, assim como os fatores abióticos, com quais essas comunidades biológicas interagem.
Show full summary Hide full summary

Similar

MAPA CONCEPTUAL SISTEMA ENDOCRINO
david arroyo
Histologia animal
maria ylla
Ventajas y Desventajas del Desarrollo Sustentable
Jorge A Godoy
mapa de genetica 4
Joel Balseca
mapa genetica 5
Joel Balseca
Mapa Conceptual Tejido Conectivo
Valentina Alvarez
CASCADAS DE ACTIVACIÓN EN LINFOCITOS
Zyanya Barquin
Creación de herramientas para la planificación adecuada del manejo del ecosistema manglar
Melany Ramirez
Conceptos de ecología
mmagana14
Capítulo 27 arqueas y bacterias Biología 2
Jude M BG