DADM A03 - Atos Administrativos

Description

Concursos Públicos DADM Flashcards on DADM A03 - Atos Administrativos, created by Bruno Portela on 04/01/2021.
Bruno Portela
Flashcards by Bruno Portela, updated more than 1 year ago
Bruno Portela
Created by Bruno Portela over 3 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
O que é Ato Administrativo? São meios utilizados pela Adm. Pública para manifestar a vontade do Estado, impondo obrigações, criando direitos, aplicando penalidades, etc.
A Adm. Pública manifesta a vontade do Estado através dos Atos Administrativos? C ou E CERTO. Os atos administrativos são os meios utilizados pela Adm. Pública para manifestar a vontade do Estado.
O Ato Administrativo é uma espécie do gênero Ato Jurídico? C ou E CERTO. O ato administrativo é uma categoria/espécie do gênero ato jurídico.
Os Atos Adinistrativos são os meios utilizados pela Adm. Pública para manifestar a vontade do Estado, neste caso representa o exercício da função executiva da Adm. Pública? C ou E CERTO. O exercício da função executiva da Adm. Pública se expressa por meio de uma espécie de ato jurídico denominada de ato administrativo.
O que é Ato Jurídico? É a manifestação unilateral humana voluntária que possui finalidade imediata ou direta de produzir determinada alteração no mundo jurídico. ou É o evento, dependente da vontade humana, que possua a finalidade de realizar modificações no mundo jurídico.
Que efeito o ato jurídico produz? Possui a finalidade imediata ou direta de produzir determinada alteração no mundo jurídico.
O Ato jurídico é uma manifestação unilateral humana voluntária? C ou E CERTO. É a manifestação unilateral humana voluntária.
O Ato Jurídico tem a finalidade imediata ou direta de produzir determinada alteração no mundo jurídico? C ou E CERTO.
O que é Fato Jurídico em sentido amplo (fato jurídico lato sensu)? E quais efeitos produz? É o elemento que dá origem aos direitos dos sujeitos, impulsionando a criação da relação jurídica, concretizada pelas normas jurídicas. É todo acontecimento que possui algum significado para o direito.
Fato Jurídico em sentido amplo é o mesmo que Fato Jurídico Lato Sensu? C ou E CERTO.
O Fato Jurídico dá origem aos direitos dos sujeitos, impulsionando a criação da relação jurídica, concretizada pelas normas jurídicas? C ou E CERTO.
O gênero "Fato Jurídico em sentido amplo" se divide em quais espécies? Quais são? O Fato Jurídico em sentido amplo dividi-se em duas espécies: - Fato Jurídico em sentido estrito; - Ato Jurídico;
Qual é a diferença entre fato jurídico em sentido estrito e ato jurídico? O Fato Jurídico em sentido estrito é um acontecimento INDEPENDENTE da vontade humana, que produz efeitos jurídicos e o Ato Jurídico é o evento, DEPENDENTE da vontade humana, que possua a finalidade de realizar modificações no mundo jurídico.
O que é Fato Jurídico em sentido estrito? Cite alguns exemplos de Fato Jurídico em sentido estrito? É o acontecimento independente da vontade humana, que produz efeitos jurídicos. Ex.: Nascimento, Maioridade, Decurso de Tempo, Catástrofe Natural, etc.
O Ato Jurídico depende da vontade humana? C ou E CERTO. É o evento, dependente da vontade humana, que possua a finalidade de realizar modificações no mundo jurídico. Representa a manifestação de vontade.
De acordo com Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, Ato Jurídico é interpretado como manifestação da vontade humana unilateral? C ou E CERTO.
O Contrato expressa os vínculos jurídicos que dependem da manifestação da vontade de mais de uma pessoa? C ou E CERTO. O contrato é manifestação da vontade humana bilateral.
O Contrato é a manifestação da vontade humana bilateral? C ou E CERTO. O contrato expressa os vínculos jurídicos que dependem da manifestação de vontade de mais de uma pessoa, ou seja, bilateral. O ato é unilateral e o contrato é bilateral.
O Ato Administrativo tem como principal característica sua finalidade pública/ter um fim público? C ou E CERTO. Caracteriza-se, principalmente, pel finalidade pública, por ter um fim público.
Show full summary Hide full summary

Similar

Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza