PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II

Description

Os flashcards abarcam o conteúdo estudado no 2º período de psicologia na disciplina de desenvolvimento. Assuntos como fundamentos do desenvolvimento básicos, psicomotricidade e desenvolvimento cognitivo para Piaget. Serão criados outros flashcards também do mesmo período, mas com o tema de Vygotsky e Wallon.
Alanis  A Santos
Flashcards by Alanis A Santos , updated more than 1 year ago
Alanis  A Santos
Created by Alanis A Santos almost 3 years ago
39
1

Resource summary

Question Answer
Quais são os tipos de maturidade? Física, emocional, intelectual e social.
O que é "Maturidade"? É o nível de desenvolvimento em que o indivíduo se encontra em relação àqueles da mesma idade.
Como se caracteriza um comportamento maduro e saudável? Quando aquele comportamento é adequado para todos da mesma idade do indivíduo.
Como se caracteriza a maturidade intelectual? É o desenvolvimento da inteligência, do conhecimento acerca do mundo e sobre si mesmo.
Defina maturidade social. É superado o egocentrismo infantil; as relações e as atividades se tornam mais socializadas.
Defina maturidade emocional. Ela está ligada ao desenvolvimento emocional saudável dos sentimentos básicos, como amor, ódio, medo, prazer, raiva, entre outros. A pessoa aprende a reconhecer suas emoções, a lidar com elas e não deixar que afetem outras pessoas.
Quais são os outros aspectos importantes da maturidade emocional? Auxilia na aprendizagem escolar, por conta da vontade de aprender e a diminuição do dogmatismo. Também é importante encontrar meios sociavelmente aceitáveis de manifestar as emoções.
Como se desenvolve a maturidade física? Uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos, expressão corporal, etc. Ela engloba todas as características físicas como estatura e peso.
Quais são os fatores internos que influenciam no desenvolvimento? A hereditariedade (genética) e a maturação (processo de desenvolvimento humano de dentro para fora: órgãos, forma de andar, etc.)
Quais são os fatores externos que influenciam o desenvolvimento? O ambiente social (família, classe social, tipo de sociedade etc.), a alimentação e a preservação da natureza (ambiente natural).
O que a Psicologia do Desenvolvimento estuda? Ela estuda a interação dos processos físicos e psicológicos e as etapas de crescimento de um indivíduo ao longo da vida.
Quem foi Piaget? Ele foi um biólogo, epistemólogo e psicólogo que elaborou a teoria da epistemologia genética, ou de como a inteligência se forma ao longo do desenvolvimento.
O estádio pré-operatório costuma estar presente em que idades? Dos 2 aos 7 anos de idade.
O estádio operatório concreto abarca quais idades? Dos 7 aos 12 anos.
Defina "brincar" É uma atividade e aprendizado; uma forma de manifestação e humanização da criança, revela a autonomia, criatividade e escolha.
O que é o brinquedo? É o objeto intermediador entre a brincadeira e o brincar; o veículo de manipulação, imaginário ou real.
Como se caracteriza a brincadeira. É a interação entre objeto-brincar; ato que possibilita o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Defina jogo Internalização de regras, sendo preciso ser adequado para a idade.
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
Psicologia da Educação
rsgomes88
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa