Normas operacionais de Assistência à Saúde (NOAS/SUS)

Description

Residência Médica Enfermagem (SUS) Flashcards on Normas operacionais de Assistência à Saúde (NOAS/SUS), created by Sabrina Passos on 08/10/2021.
Sabrina Passos
Flashcards by Sabrina Passos, updated more than 1 year ago
Sabrina Passos
Created by Sabrina Passos almost 3 years ago
1
1

Resource summary

Question Answer
O processo de descentralização, regionalização e organização do SUS, foi aprovado por meio de duas portarias, as Normas Operacionais de Assistência à Saúde NOAS - SUS 01/2001 NOAS - SUS 01/2002 Essas duas portarias tiveram como introdução a NOB 96
NOAS/SUS 01/2001 Instituiu os Planos Diretores de Regionalização e de Investimentos e introduziu o conceito de redes de assistência.
O NOAS 2001 é resultado de um longo processo de negociação com o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS. Esse processo trouxe junto a construção de um consenso entre os participantes, não sendo apenas unilateralmente, ou seja, só pelo Ministério, mas sim pelos os três.
O maior objetivo do NOAS 2001 é promover maior equidade na alocação (distribuição) de recursos e no acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção. Outros objetivos: Aumenta as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica; Determina o processo de regionalização na assistência; Cria meios de fortalecimento da capacidade de gestão do SUS.
Um dos pontos mais importantes do NOAS 2001 é sobre a elaboração do: Plano Diretor de Regionalização (PDR) Esse plano é um instrumento de ordenamento do processo de Regionalização da assistência em cada estado e DF.
O PDR deve ser elaborado, segundo o CONASS, garantindo o acesso aos cidades, em local mais próxima de onde mora, com um conjunto de ações e serviços vinculados, como: Assistência ao pré Natal, parto e puerpério; Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; Programa Nacional de Imunizações (PNI); Ações de promoção da saúde e prevenção de doenças; Estre outros.
Plano Diretor de Investimentos (PDI) Visa identificar prioridades e desenvolver estratégias de investimento de forma a promover a equalização da oferta de recursos assistenciais em todos os níveis de complexidade.
Uma das etapas fundamentais do PDR é a descrição dos conceitos-chave, a ser feita conforme a realidade de cada estado. São elas: Região de saúde: base territorial de planejamento de atenção à saúde
Módulo assistencial: é o que detém resolutividade correspondente ao primeiro nível de referência, podendo ser formada por um ou mais municípios. Município Polo de uma região ou microrregião: é o que possui papel de referência para outros municípios, em qualquer nível de atenção.
Microrregião de saúde: unidade territorial mínima para qualificação na assistência à saúde e que terá que possuir complexidade assistencial acima do exigido NOAS/SUS 01/2002
Foi o resultado dos encaminhamentos estabelecidos na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 22 de novembro de 2001. Objetivos: é promover maior equidade na alocação (distribuição) de recursos e no acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção, por meio de três grupos de estratégias articuladas:
1- Regionalização e organização da assistência; 2- Fortalecimento da capacidade de gestão do SUS; 3- Revisão de critérios de habilitação de municípios e estados Com a publicação do NOAS 2002, a descentralização passa a ser associada à regionalização da assistência.
A expansão da atenção básica através do aumento do componente de financiamento federal calculado em uma base per capita com a ampliação do Piso de tenção Básica e a criação do Piso de Atenção Básica Ampliado (PAB-A)
Show full summary Hide full summary

Similar

Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
thais.marinass
Patologias dos rins
Celi cs
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Witamar Chaves