Hanseníase&Tuberculose

Description

Medicina Flashcards on Hanseníase&Tuberculose, created by Bruna Bezerra on 15/06/2022.
Bruna Bezerra
Flashcards by Bruna Bezerra, updated more than 1 year ago
Bruna Bezerra
Created by Bruna Bezerra almost 2 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Qual o medicamento administrado para reverter metemoglobinemia? Azul de metileno
O que é a metemoglobinemia? Estado alterado da hemoglobina por condições congênitas ou adquiridas (medicamentos como dapsona e isoniazida), na qual há uma oxidação do Fe2+ (ferroso), passando para seu estado férrico (Fe3+), o qual é incapaz de transportar O2.
Quais os atuais medicamentos utilizados para tratamento da hanseníase? Rifampicina, dapsona e clofazimina.
A gravidez contraindica a administração dos esquemas de tto poliquimioterápico da hanseníase? NÃO! Não impedem a administração do esquema poliquimioterápico. As gestantes devem ser aconselhadas a manter o tto.
Qual manifestação os RNs podem apresentar em decorrência da adminsitração de medicamentos contra hanseníase durante o aleitamento materno? Hiperpigmentação da pele pela clofazimina. Não é permanente.
Qual fármaco administrado no esquema da hanseníase pode ter efeito antiinflamatório evitando o aparecimento do eritema nodoso? Clofazimina
Qual o esquema terapêutico preconizado para tto da tuberculose em adultos? RHZE: Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida + Etambutol, nos primeiros 2 meses (fase intensiva) RH: Rifampicina + Isoniazida, nos 4 meses seguintes (fase de manutenção)
Em quantos dias após o início do tto da tuberculose ser iniciado há redução significativa da transmissão da doença? 15 dias
Qual o objetivo da fase intensiva do esquema terapêutico para tuberculose? Diminuir ao máximo a população bacilar!!! Assim, reduzir transmissibilidade, a morbidade, as áreas afetadas, e a resistência adquirida pela população bacilífera.
Qual o objetivo da fase de manutenção do esquema terapêutico para tuberculose? Eliminação dos bacilos persistentes e cura!!!
Qual cuidado é preciso para gestantes em uso do esquema RHZE para tuberculose? Administrar piridoxina (vitamina B6) durante toda a gestação, para diminuir o risco de toxicidade neurológica do RN atribuída a isoniazida (H).
Qual fármaco do esquema RHZE para tuberculose é suspenso no tratamento em crianças? Etambutol (E)
Como é feita a quimioprofilaxia primária para tuberculose? Público: RNs coabitantes de caso-índice bacilífero. O que fazer: suspender a vacina BCG e administrar Isoniazida por 3 meses e, após esse período, fazer prova tuberculínica (PT) Se PT>5mm --> mantém por mais 3 meses Se <5mm --> interrompe isoniazida e vacina BCG
Gestantes com infecção latente de tuberculose fazem quimioprofilaxia secundária. Verdadeiro ou falso? Falso! Gestantes com infecção latente (assintomáticas) fazem o tratamento apenas após o parto.
Como é feita a quimioprofilaxia secundária para tuberculose? Avalia-se a idade, a probabilidade de infecção latente e o risco de adoecimento (HIV+, transplantados, terapia antineoplásica etc.) Administra-se Isoniazida (H) 5 a 10mg/kg por 6 meses.
A clofazimina possui uma absorção oral muito boa e é metabolizada principalmente pelo fígado. Verdadeiro ou falso? Falso! A clofazimina possui absorção oral bastante variável e pequena metabolização hepática, além de ser eliminada em sua maioria pelo suor, glândulas sebáceas e fezes. A vantagem de seu uso está na sua 1/2 vida de até 70 dias.
Qual (is) fármacos do esquema terapêutico RHZE para tuberculose possuem efeito bactericida? Pirazinamida (Z), Isoniazida (H)
Qual o mecanismo de ação da Pirazinamida? Inibição do gene micobacteriano da enzima ácido-graxo-sintetase 1 (FAS1), bloqueando a síntese de ácido micólico pelas micobactérias, levando à sua desestruturação.
A pirazinamida possui melhor ação bactericida em ambientes básicos. Certo ou errado? Errado! A Pirazinamida consegue agir justamente nas regiões caseosas, no interior dos macrófagos e em áreas de inflamação aguda por serem ambientes ÁCIDOS.
A pirazinamida possui metabolização hepática, sendo excretada por via biliar. Verdadeiro ou falso? Falso! A pirazinamida possui metabolização hepática, porém é excretada pelos RINS! Inclusive compete com o ácido úrico pelo sistema secretor de ácidos orgânicos, podendo levar a quadros de gota.
O tratamento de tuberculose meningoencefálica é o mesmo da tuberculose pulmonar, com esquema terapêutico de 6 meses. Verdadeiro ou falso? Falso! No tratamento da tuberculose meningoencefálica, prolonga-se o período da fase de manutenção de 4 meses para 7 meses. Além disso, há associação de corticoides, como a prednisona ou dexametasona.
Qual o mecanismo de ação da isoniazida? A isoniazida é uma pró-droga que necessita de ativação pela enzima catalase/peroxidase (KatG) do M. tuberculosis. A partir do momento que é ativada, produz radicais livres de oxigênio que impedem a produção de ácido micólico da batéria.
O bacilo da hanseníase é caracterizado por uma alta patogenicidade e baixa infectividade, possuindo afinidade por células cutâneas e células dos nervos periféricos. Certo ou errado? Errado! O M. leprae é caracterizado por alta infectividade e baixa patogenicidade, ou seja possui alta capacidade de vencer as barreiras externas do hospedeiro, iniciando a sua multiplicação, mas baixa capacidade de fazer o hospedeiro apresentar os sinais e sintomas da doença após a infecção.
Qual a principal forma de transmissão da hanseníase? O contágio se dá através de contato direto com a pessoa doente não tratada. A principal via de eliminação do bacilo e a mais provável porta de entrada no organismo são as vias aéreas superiores.
O que são os estados reacionais da hanseníase? Os ER correspondem a reações do sistema imunológico do doente ao M. leprae. Apresentam-se através de episódios inflamatórios agudos e subagudos, e são divididos em dois tipos: tipo 1 e tipo 2.
O estado reacional tipo 2 da hanseníase caracteriza-se por novas lesões dermatológicas, edema nas lesões antigas e dor ou espessamento dos nervos. Verdadeiro ou falso? Falso! Esse quadro descreve o ER tipo 1. No tipo 1, ou reverso, o quadro clínico se caracteriza por apresentar novas lesões dermatológicas, edema nas lesões antigas e dor ou espessamento dos nervos.
O estado reacional tipo 2, ou eritema hansêmico o quadro clínico se manifesta principalmente como nódulos vermelhos e dolorosos, febre, dores articulares, dor e espessamento nos nervos e mal-estar generalizado. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro!
De acordo com a classificação operacional de Madrid, os pacientes com hanseníase são divididos em paucibacilares (PB) ou multibacilares (MB). Verdadeiro ou falso? Verdadeiro! Os PB são aqueles casos com até cinco lesões de pele, que correspondem às formas tuberculóide e indeterminada. Os MB são os casos com mais de cinco lesões de pele, que correspondem às formas virchowiana e dimorfa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva