Aula 01 - Contabilidade de Custos

Description

Funções da contabilidade de custos, financeira e gerencial. Custo: conceito, classificação, sistemas, formas de produção, formas de custeio, sistemas de controle de custos e nomenclaturas aplicáveis a custos.
Wellington Pereira Rodrigues
Flashcards by Wellington Pereira Rodrigues, updated more than 1 year ago
Wellington Pereira Rodrigues
Created by Wellington Pereira Rodrigues almost 8 years ago
116
3

Resource summary

Question Answer
Qual a função da contabilidade de Custos? fornecer informações para o estabelecimento de padrões, orçamentos ou previsões e, a seguir acompanhar o efetivamente acontecido (Custeio Padrão).
Qual a fórmula do CUSTEIO por ABSORÇÃO (Custeio Pleno)? (EIPE + EIPA) + CPP = (EFPE + EFPA) + CPV pois todos os custos são absorvidos pelos bens produzidos; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. Mas os gastos não fabris ou despesas são excluídos.
Qual a ordem da apuração dos custos? CPP = MD + MOD + CIF CPA = CPP + EIPE – EFPE CPV = CPA + EIPA – EFPA
O que são Gastos? É a compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Note que Gasto implica Desembolso, mas este último pode ser defasado no tempo em relação ao Gasto.
Os Gastos incluem todos os sacrifícios com que a entidade pode arcar? Não!!! Os Gastos não incluem todos os sacrifícios com que a entidade pode arcar, pois o Custo de Oportunidade (ou juros sobre o capital próprio) não é incluído, uma vez que não implica a entrega de ativos.
O que é Desembolso? Corresponde ao pagamento efetuado devido a aquisição de um bem ou serviço, podendo ocorrer concomitantemente com o gasto, quando o pagamento é a vista, ou posteriormente ao gasto, quando o pagamento é a prazo.
Os gastos podem ser divididos em...? a) Investimentos; b) Custos, c) Despesas d) Perdas (*)
O que é um investimento? Um Investimento corresponde ao gasto com um bem ou serviço ativado em função de vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.
O gasto com a aquisição de matérias-primas adquiridas pela empresa e que ainda não foram utilizadas no processo de produção de bens ou serviços é considerado um investimento. Correto
O que é um Custo? O Custo corresponde ao gasto com bens ou serviços que serão utilizados na produção de outros bens ou serviços, ou seja, são gastos relacionados à atividade de produção.
O que é uma Despesa? As Despesas são gastos com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Ou seja, as Despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que possuem a característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.
Até que momento são apropriados os custos? Custos são todos os gastos realizados até que o produto fique pronto; a partir deste ponto, todos os gastos passam a ser Despesas.
O que são perdas? Define-se Perda como bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
O que é um Custo Direto? Um custo é direto com relação a um produto quando é possível medir o consumo daquele insumo por produto (ex.: quilogramas de materiais consumidos, embalagens utilizadas, horas de mão de obra utilizadas). Os custos diretos são apropriados diretamente aos produtos fabricados, pois há uma medida objetiva e precisa de seu consumo.
O custo de depreciação será sempre um custo indireto? Não!!! Depreciação de equipamento, quando o equipamento é utilizado para produzir apenas um tipo de produto.
O que são Custos Indiretos de Fabricação. São os custos que dependem de rateios para serem apropriados a determinado produto. São custos apropriados indiretamente ao produto. Necessitam, portanto, de algum critério de rateio para a sua alocação.
Com relação aos níveis de produção, os custos podem ser divididos em...? Custos Fixos e Custos Variáveis.
Defina Custos Fixos. Os Custos Fixos (CF) são aqueles cujos valores permanecem inalterados, independentemente do volume de produção da empresa (*). São os custos que permanecem constantes dentro de determinada capacidade instalada, independente do volume de produção, ou seja, uma alteração no volume de produção para mais ou para menos não modifica o valor total do custo. Exemplo: salários dos chefes, aluguel, seguros etc.
Tais custos são fixos em relação ao volume de produção, mas podem variar ao longo do tempo. O exemplo característico é o aluguel de imóvel ocupado por indústria quando é reajustado. Correto
Quais as características dos Custos Fixos? 1. valor total permanece constante dentro de determinada faixa da produção; 2. o valor por unidade produzida diminui com o aumento da produção, conforme ilustrado; 3. sua alocação para os departamentos ou centros de custos necessita, na maioria das vezes, de critérios de rateios determinados pelo contador de custos; 4. a variação dos valores totais pode ocorrer em função de desvalorização da moeda ou por aumento/redução significativa do volume de produção.
Os Custos Fixos podem ser subdivididos em... Custo Fixo de Capacidade Custo Fixo Operacional
Conceitue Custo Fixo de Capacidade. Custo Fixo de Capacidade - é o custo relativo às instalações da empresa e reflete a própria capacidade instalada, como depreciação, amortização etc.
Defina Custo Fixo Operacional. Custo Fixo Operacional - é o relativo as operações das instalações da companhia, como seguro, imposto predial etc.
Conceitue Custos Variáveis. Os Custos Variáveis são aqueles cujos valores são alterados em função do volume de produção da empresa, ou seja, quanto maior o volume de produção, no período, maior será o custo variável (os custo variáveis variam direta e proporcionalmente com o volume da produção)
Quais são as características dos Custos Variáveis. 1. seu valor total varia na proporção direta do volume de produção (vide a próxima Tabela ); 2. o valor é constante por unidade, independentemente da quantidade produzida; 3. a alocação aos produtos ou Centros de Custos (*) é, normalmente, feita de forma direta, sem a necessidade de utilização de critérios de rateios.
O que são Despesas Fixas e Variáveis? As despesas fixas independem do volume de vendas e as despesas variáveis variam proporcionalmente ao volume de vendas.
O que se entende por Custo de Produção do Período? O Custo de Produção do Período (CPP) corresponde aos custos incorridos no processo produtivo num determinado período de tempo. CPP = MD + MOD + CIF
Qual a fórmula do Custo Primário? CPrim = MD + MOD
Qual a fórmula do Custo de Conversão ou Transformação? CTransf = MOD + CIF.
O que se entende por CPV? Corresponde ao valor dos gastos incorridos no processo de produção dos bens que foram sacrificados para que a empresa gerasse receita de vendas de produtos.
O que se entende por CMV? Corresponde ao valor dos gastos incorridos no processo de aquisição dos bens que foram sacrificados para que a empresa gerasse receitas de vendas de mercadorias.
O que se entende por CSP? Corresponde ao valor dos gastos incorridos no processo de prestação dos serviços para que a empresa gerasse receita de prestação de serviços.
O que são Centro de Custos? É a menor unidade de acumulação de custos, sendo representada por homens, máquinas e equipamentos de características semelhantes que desenvolvem atividades homogêneas relacionadas com o processo produtivo.
O que são Centro de Custos Produtivos? São os centros de custos por onde os produtos passam durante o processo de fabricação e nos quais são transformados ou beneficiados. Exemplo: montagem, pintura, acabamento etc.
O que são Centro de Custos Auxiliares? São os centros de custos que fazem parte do processo produtivo, mas não atuam diretamente nos produtos. Prestam serviços ou dão apoio aos centros de custos produtivos. Exemplo: manutenção, planejamento, refeitório, ambulatório etc.
O que são Centro de Despesa? Corresponde à menor unidade de acumulação de despesas sendo representada por homens, máquinas e equipamentos de características semelhantes que desenvolvem atividades homogêneas relacionadas com as atividades administrativas, financeiras e comerciais. Exemplo: contabilidade, departamento de pessoal, tesouraria, faturamento etc.
O que se entende por Custeio Variável? Neste método de custeio, somente são apropriados à produção os custos variáveis. Os custos fixos são contabilizados diretamente à débito de conta de resultado (juntamente com as despesas) sob a alegação de que estes ocorrerão independentemente do volume de produção da empresa.
O Custeio Variável viola o princípio da Competência? Sim
Qual a finalidade do Custeio Variável? É um método para tomada de decisões.
O que se entende por Custeio Padrão? Neste método, os custos são apropriados à produção não pelo seu valor efetivo (ou real) mas sim por uma estimativa do que deveriam ser (Custo Padrão). Este método surge da necessidade de avaliar o desempenho da empresa industrial. Para que isso seja possível, é necessário que se tenha um padrão de medida para que se possa fazer a comparação e a avaliação do desempenho.
Qual a finalidade do Custeio Padrão? É o planejamento e o controle de custos.
O que se entende pelo Custeio ABC? Um método de alocação mais justo dos recursos produtivos da empresa. No método de Custeio ABC, o objetivo é delinear as atividades para determinar os custos, ou seja, as atividades da empresa constituem os objetos fundamentais para a determinação dos custos. Na sequência, os custos por atividades são apropriados aos produtos.
O método ABC pressupõe que os fatores produtivos (recursos) são consumidos pelas suas atividades e não pelos produtos fabricados. Os produtos são uma mera consequência das atividades efetuadas pela empresa para fabricá-los e comercializá-los Correto
O que é um "rastreamento"? O rastreamento é uma alocação baseada na identificação da relação de causa e efeito entre a ocorrência da atividade e a geração dos custos. Essa relação é dada em termos de direcionadores de custos. Um direcionador de custos é o fator que determina o custo de uma atividade. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, tem-se que o direcionador é a causa dos seus custos.
Qual o principal objetivo do Custeio ABC? é reduzir as distorções causadas em virtude da arbitrariedade da distribuição, via rateio, de custos indiretos de fabricação aos produtos. O custeio ABC também pode ser aplicado aos custos diretos, como, por exemplo, a mão de obra direta, mas, neste caso, não haverá muita diferença em relação ao método de custeio por absorção. Resumindo, a diferença fundamental está no tratamento. dado aos custos indiretos.
Show full summary Hide full summary

Similar

RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Gestão de suprimentos e logística
Carolina Duboc
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Português concurso
Roberta Souza
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Dicas de Português para Concursos
Rodrigo Pizetta
Estatuto
renathanjo2
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha