direito civil ?D

Description

assunto abordado na revisao: *Equivalentes jurisdicionais
welligton costa
Flashcards by welligton costa, updated more than 1 year ago
welligton costa
Created by welligton costa over 7 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
O Estado detém exclusividade de Jurisdição, e também detém exclusividade na solução de conflitos. F ou V : falso! o estado mas não detém exclusividade na solução de conflitos.
EQUIVALENTES JURISDICIONAIS possui formas alternativas para solução de conflitos. QUAIS SÃO? autotutela, autocomposição, arbitragem
Os equivalentes jurisdicionais são instrumentos que resolvem a lide, equivalem à jurisdição, contudo não são jurisdição. São positivados por lei, resolvem as lides, sem que as partes precisem recorrer ao Judiciário. V ou F ? verdadeiro
Ressalta-se, que as causas legitimadoras da autotutela devem estar previstas em lei, caso o contrário, o uso da autotutela é ____________. ilegal
autotutela, de certo modo, permite o exercício ___________por um particular em defesa de seus interesses de coerção
o que e coerçao? Significa o poder legal que as autoridades tem de impor as leis e obrigar o seu cumprimento. Juridicamente falando trata-se do ato de usar a força por parte do Estado.
oque e Autocomposição? acordo entre as partes envolvidas no conflito para se chegar a uma solução.Existindo uma lide, as partes entram em um comum acordo para solucionar o conflito, sem a necessidade da intervenção de terceiro para mediar o conflito.
As modalidades de autocomposição são três QUAIS SAO? renúncia, aceitação (resignação/submissão) e a transação
Renúncia SERVE Para dar fim ao conflito, uma das partes NAO abre mão de seu interesse sobre a lide, prevalecendo o da outra. FALSO► Para dar fim ao conflito, uma das partes abre mão de seu interesse sobre a lide, prevalecendo o da outra.
transação: forma mais tradicional, na qual a solução é dada pelas partes, sendo que cada uma delas faz concessões recíprocas; C OU E? CORRETO,Há uma renúncia de interesse de cada parte, gerando um bom senso e exterminando o conflito.
OQUE E Submissão EM RELAÇÃO AUTOCOMPOSIÇAO? Uma parte decide e outra parte se submete a decisão.
"arbitragem é jurisdição privada e não equivalente jurisdicional" ESSE CONCEITO E DE QUAL DOUTRINANTE? Fredie Didier Jr.
"arbitragem não é jurisdição porque não é estatal" ESSE CONCEITO E DE QUAL DOUTRINANTE? Luiz Guilherme Marinoni
MAIS REALMENTE OQUE E Arbitragem? é uma técnica de solução de conflitos em que as partes buscam em uma terceira pessoa a solução do litígio, por isso, classificada como modalidade de heterocomposição.
Mediação: Em um conflito entre as partes, surge um terceiro para mediar o conflito, contudo esse terceiro tem poder decisório. C ou E ? ERRADA-Mediação: " terceiro não tem poder decisório."
QUAL E A FUNÇAO DO mediador ? a função do mediador é de induzir as partes a chegar, por elas mesmas, à solução da lide
O sentimento de capacidade que certamente será sentido pelas partes também é aspecto que torna a mediação uma forma alternativa de solução de conflitos bastante atraente.” O QUE? A MEDIAÇAO
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Civil - Personalidade Jurídica
Lucas Ávila
Direito Civil
GoConqr suporte .
Dir. Civil - Pessoa Jurídica
Lucas Ávila
Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
Processo Civil
Marcela Martins
Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
PARTES E PROCURADORES por: Luciana Romana
LucianaRomana30
Fluxograma da relação entre Inquérito Civil, Ação Civil Pública e Termo de Ajustamento de Conduta
Rafaela Medina
Direito Civil - Parte Geral - Capítulo 1 - Coleção Sinopses
Anaximandro Martins Leão
Direito das Obrigações
João Lunge
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
Alice Sousa