PODERES ADMINISTRATIVOS

Description

Conteúdo diversificado sobre Poderes Administrativo, com base em questões do CESPE e FCC
Igor Vasconcelos
Flashcards by Igor Vasconcelos, updated more than 1 year ago
Igor Vasconcelos
Created by Igor Vasconcelos over 7 years ago
79
2

Resource summary

Question Answer
CESPE 2016 O abuso de poder é considerado crime de administração pública e é julgado na esfera cível. C ou E? ERRADO. O abuso de Poder pode configurar Abuso de Autoridade, aí sim seria CRIME e ensejaria responsabilização administrativa, civil e criminal.
CESPE 2016 A prerrogativa da administração de impor sanções a seus servidores, independentemente de decisão judicial, decorre imediatamente do poder disciplinar e mediatamente do poder hierárquico. C ou E CERTO. Primeiro vem o Poder Disciplinar, depois o Poder Hierárquico
A atividade de polícia administrativa nem sempre é prestada de forma gratuita pela Administração, havendo situações que implicam em onerosidade de seu exercício. C ou E? CERTO. Há casos em que há cobrança de taxa.
Multa aplicada pelo PROCON a concessionária é decorrência de qual poder? De polícia. Não é disciplinar porque não foi aplicada pelo poder concedente.
A lei não pode criar instrumentos de fiscalização das finanças públicas, pois tais instrumentos são taxativamente listados na CF. Certo ou Errado? ERRADO!
Poder regulamentar é espécie do gênero poder normativo. C ou E? CERTO
Quando pratica ato no poder regulamentar, o chefe do executivo também pratica o poder normativo? SIM
O supremo Tribunal Federal decidiu que os conselhos reguladores de profissão têm natureza de autarquia. Tal decisão se fundamentou no fato de que elas atuam no exercício regular do poder de polícia, sendo este poder indelegável ao particular. Certo ou Errado? CERTO.
No exercício do poder hierárquico, pode o administrador editar ato normativo, como uma resolução, para ordenar a atuação de seus subordinados? SIM!
Quais são as 4 fases do chamado Ciclo de Polícia? Ordem de Polícia Consentimento de Polícia Fiscalização de Polícia Sanção de Polícia
Quais as fases do ciclo de polícia que estarão sempre presentes? Ordem de Polícia e Fiscalização de Polícia
José, chefe do setor de recursos humanos de determinado órgão público, editou ato disciplinando as regras para a participação de servidores em concurso de promoção. A edição do referido ato é exemplo de exercício do poder regulamentar. Certo ou Errado? CERTO!
Show full summary Hide full summary

Similar

PODERES ADMINIS- TRATIVOS
Mateus de Souza
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10