Flashcards
Reparo do DNA e mutações
Cards in this deck (8)
- 1Quais as ameças à manutenção da fidelidade do material genético?Lesões espontâneas, colisões, interferência de agentes mutagênicos
- 2Como são reparados? O que ocorre caso isso não aconteça?O proofreading repara 99% dos erros (1 nucleotídeo a cada 10^7). Caso não aconteça (defeitos no mecanismo), há predisposição à CA
- 3Quais os tipos de lesão que ocorrem?1) Depurinação: perda de A/G
2) Desaminação: citosina vira uracila (perde amino)
3) Dímeros de bases: lig. covalente entre pirimidinas
4) Adição de componentes volumosos: adição de químicos às bases - 4O que essas lesões causam?1) Deleção
2) Mutação
3) Distorção da dupla-hélice, bloqueando replicação e transcrição - 5Como age o MMR (mismatch repair)?Faz correção de bases incorporadas erroneamente e alças de deleção/inserção.
1) MutS identifica pareamento errado
2) MutL detecta quebra e direciona remoção do DNA
3) Helicase e nuclease removem
4) Reparo pela DNA polimerase e ligase - 6Como age o reparo direto?Exemplos são a fotoliase (para dímeros de timina) e 6-MGMT (age desmetilando a metilguanina)
- 7Como age o BER?Clivagem da base incorreta e realocação de base correta. Usa a enzima DNA glicosilase para quebrar a lig. glicosídica. Por fim, a DNA polimerase repara a base
- 8Como age o NER?5 etapas:
1. Reconhecimento da lesão pelas proteínas XPB, XPD e XPA;
2. Incisão da fita anormal em ambos os lados pelas endonucleases XPF e XPG;
3. Excisão do segmento com o erro pelas DNA polimerases delta e épsilon e por seus cofatores PCNA e RF-C;
4. Síntese de novo segmento de DNA a partir da fita molde pela polimerase;
5. Ligação e restauração da molécula de DNA pela DNA ligase
Information
- Description
- Medicina (Biologia Molecular) Flashcards on Reparo do DNA e mutações, created by Rodrigo Cesar de Sá Suetsugu on 21/02/2017.
- Created by
- Rodrigo Cesar de Sá Suetsugu
- Views
- 3
- Rating