Administração Pública

Description

DIREITO CONSTITUCIONAL (Administração Pública) Flashcards on Administração Pública, created by Igor Vasconcelos on 22/04/2017.
Igor Vasconcelos
Flashcards by Igor Vasconcelos, updated more than 1 year ago
Igor Vasconcelos
Created by Igor Vasconcelos about 7 years ago
3
1

Resource summary

Question Answer
A proibição de acumular cargos públicos, prevista na Constituição Federal para os cargos da Administração Direta, não alcança a situação do servidor público que atue junto a um município e a uma autarquia federal. Certo ou Errado? ERRADO! A Proibição de acumular é extensível a autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;
Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão mensalmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e dos empregos públicos. Certo ou Errado? ERRADO! (Art 37, § 6) Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão ANUALMENTE os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos
A exigência de prévio requerimento administrativo, enquanto condicionante do ajuizamento de ação judicial para a concessão de benefício previdenciário, não ofende o direito de petição. Certo ou Errado? CERTO.
Nos termos da Constituição Federal, os atos de improbidade administrativa sujeitam o agente ímprobo às sanções de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, perda dos valores indevidamente acrescidos a seu patrimônio e multa civil. Certo ou errado? ERRADO! A constituição Federal não prevê multa civil. Quem possui essa previsão é a lei 8429.
A contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público só pode ocorrer nas hipóteses expressamente previstas na Constituição da República. Certo ou Errado? ERRADO! A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
O Plenário do STF, com repercussão geral, decidiu que a legislação não pode prever prazos diferenciados para concessão de licença-maternidade para servidoras públicas gestantes e adotantes. Certo ou errado? CERTO!
O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar. C ou E? ERRADO! O certo é LEI ESPECÍFICA.
Show full summary Hide full summary

Similar

Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais
Lucas Ávila
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Constitucional I - Cartões para memorização
Silvio R. Urbano da Silva
CONSTITUIÇÃO
Mateus de Souza
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 3
Anaximandro Martins Leão
Direito Constitucional - Brutal - Tribunais
Rômulo Campos
Espécies de Agente Público
Gik
Poder Constituinte
Jay Benedicto