006 - Da Estipulação em Favor de Terceiro e Da Promessa de Fato de Terceiro

Description

Direito Civil Direito dos Contratos
Eu-LA 2001
Flashcards by Eu-LA 2001, updated more than 1 year ago
Eu-LA 2001
Created by Eu-LA 2001 almost 7 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
O que estipula em favor de terceiro pode exigir o que? Art. 436. O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigação.
O terceiro beneficiário pode exigir a obrigação? Art. 436, Parágrafo único. Ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigação, também é permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito às condições e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante não o inovar nos termos do art. 438.
Dê um exemplo de contrato estipulado em favor de terceiro "Não obstante o contrato de seguro ter sido celebrado apenas entre o segurado e a seguradora, dele não fazendo parte o recorrido, ele contém uma estipulação em favor de terceiro. E é em favor desse terceiro - na hipótese, o recorrido - que a importância segurada será paga. Daí a possibilidade de ele requerer diretamente da seguradora o referido pagamento" (REsp 1245618/RS, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 22/11/2011, DJe 30/11/2011)
O estipulante em favor de terceiro pode exonerar o devedor, quando este reclama a execução? Art. 437. Se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execução, não poderá o estipulante exonerar o devedor.
É necessária anuência do terceiro designado no contrato para ser substituído ? Art. 438. O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuência e da do outro contratante.
Como pode ser feita a substituição do terceiro? Art. 438, único. A substituição pode ser feita por ato entre vivos ou por disposição de última vontade.
Quem promete fato de terceiro responde? Art. 439. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este o não executar.
A responsabilidade por promessa de fato de terceiro persiste se o terceiro for o cônjuge? 439, único. Tal responsabilidade não existirá se o terceiro for o cônjuge do promitente, dependendo da sua anuência o ato a ser praticado, e desde que, pelo regime do casamento, a indenização, de algum modo, venha a recair sobre os seus bens.
Quando o promitente de fato de terceiro se isenta de responsabilidade? Art. 440. Nenhuma obrigação haverá para quem se comprometer por outrem, se este, depois de se ter obrigado, faltar à prestação.
Dê exemplo de promessa de fato de terceiro A promessa, feita durante a construção do Shopping Center a potenciais lojistas, de que algumas lojas-âncoras de grande renome seriam instaladas no estabelecimento para incrementar a frequência de público, consubstancia promessa de fato de terceiro cujo inadimplemento pode justificar a rescisão do contrato de locação, notadamente se tal promessa assumir a condição de causa determinante do contrato e se não estiver comprovada a plena comunicação aos lojistas sobre a desistência de referidas lojas, durante a construção do estabelecimento. (REsp 1259210/RJ)
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Civil
GoConqr suporte .
Direito Civil - Personalidade Jurídica
Lucas Ávila
Dir. Civil - Pessoa Jurídica
Lucas Ávila
Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
Processo Civil
Marcela Martins
Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Direito Civil - Parte Geral - Capítulo 1 - Coleção Sinopses
Anaximandro Martins Leão
Direito das Obrigações
João Lunge
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
Alice Sousa
Pessoa Jurídica: conceitos
katiafonseca
LINDB
GBortoluzzi