GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Ana Pontes Direito Processual Penal Concursos Públicos Portuguese

Map content

DIREITO PROCESSUAL PENAL

  1. 2.1- Princípio da inércia

    • O Juiz não pode dar início ao processo penal, pois isto implicaria em violação da sua imparcialidade.
      • Este princípio fundamenta diversas disposições do sistema processual penal brasileiro, como aquela que impede q o Juiz julgue um fato não contido na denúncia, q caracteriza o princípio da congruência (ou correlação) entre a sentença e a inicial acusatória
        • Isso não impede q o Juiz determine a realização de diligências q entender necessárias (ex. produção de provas) p elucidar questão relevante p o deslinde (esclarecimento) do processo (em razão do princípio da busca pela vdd real ou material, não da vdd formal).
      • Trata-se de uma das materializações da adoção do sistema acusatório, ou seja, a clara separação entre as funções de acusar e julgar.
        • Base a esse entendimento art. 129, I, CF: São funções institucionais do MP: I- promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;
          • O MP é o "titular da ação penal pública"
  2. A ação penal privada é de titularidade do ofendido. O Juiz não pode dar início a ela por sua própria natureza, já q a lei considera q, nesses casos, o interesse do ofendido em processar ou não o infrator se sobrepõe ao interesse do Estado na persecução penal (investigação criminal e processo penal).

Information

Description
Concursos Públicos Direito Processual Penal Mind Map on DIREITO PROCESSUAL PENAL, created by Ana Pontes on 07/01/2018.
Created by
Ana Pontes
Views
4
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?