Alterações Cromossômicas Estruturais Síndrome de Klippel Trenaunay weber

Description

Uninassau Mapa Mental da disciplina de Psicologia Docente: Luana Pereira Discente: Vivian Vieira Leite dos Reis Lima
Vivian Vieira Leite dos Reis Lima
Mind Map by Vivian Vieira Leite dos Reis Lima, updated more than 1 year ago
Vivian Vieira Leite dos Reis Lima
Created by Vivian Vieira Leite dos Reis Lima over 2 years ago
21
0

Resource summary

Alterações Cromossômicas Estruturais Síndrome de Klippel Trenaunay weber
  1. A síndrome de Klippel-Trenaunay é uma doença rara, caracterizada pela presença da tríade: manchas vinho do porto, malformações venosas ou veias varicosas e hipertrofia óssea e/ou tecidual.
    1. A base principal é o tratamento das varizes (Laser e Espuma densa, meias elásticas), tratamento das eventuais feridas (úlceras) e aplicação de pequenas partículas para obstruir locais críticos com fístulas (embolização). O tratamento é dispendioso e requer muita habilidade e bom senso do especialista.
      1. Instituto KT Brasil é referência para os portadores da Síndrome de Klippel Trenaunay Weber, encontram apoio e direcionamento. Fundada em 2017 Hoje a instituição desenvolve projetos e ações dedicados às pessoas com síndrome de Kt, seus familiares, profissionais da saúde e ao público geral. www.institutoktbrasil.org.br
        1. Em geral, para as malformações capilares, o método de tratamento mais comum é pulsed dye laser, e a intervenção cirúrgica é indicada quando os pacientes tornam-se excessivamente sintomáticos .
          1. Quanto à hipertrofia óssea, podem ser necessários aparelhos ortopédicos ou cirurgias para correção de discrepância significativa no comprimento dos membros.
            1. A síndrome de Klippel Trenaunay Weber é uma alteração do mesoderma durante o desenvolvimento embrionário devido à uma provável translocação do tipot (8;14)(q22.3;q13) e mutação do gene VG5Q e, ocorrência do mosaicismo para mutações do gene PIKCA.
            2. Não existe nenhum tratamento curativo, e os objetivos terapêuticos são destinados a melhorar os sintomas do paciente e corrigir as consequências de lesões graves e a discrepância de comprimento.
              1. O Portador da Síndrome de Klippel Trenaunay Weber além de ter que lidar com a falta de recursos disponíveis para o tratamento ideal, sofre com impactos no dia-a dia, preconceito, retraimento social, limitações, vergonha, diferença corporal, bullyng muitas vezes afetando a família como um todo.
                1. A psicologia tem um papel fundamental na contribuição da promoção do desenvolvimento de aceitação do indivíduo e da família, a vencer todo processo do tratamento que muitas vezes são longos, dolorosos e deixam sequelas. Construindo um caminho de equilíbrio, autonomia, superação, oferecendo sempe subsídios para uma qualidade de vida eficaz.
                  1. Conclusão: Por se tratar de uma doença na qual a causa são mutações de genes, entende-se que o tratamento da SKT será realizado visando amenizar os sintomas, não tendo cura para a doença. Outrossim, apesar da síndrome ser rara, é de suma importância estudá-la, visto que há estudos sobre o seu padrão de herança podendo causar um aumento da incidência de casos.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              PSICOLOGIA DA GESTALT
              eleuterapara
              DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
              eleuterapara
              Behaviorismo - Skinner
              Suliane Makelry
              Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
              Silvio R. Urbano da Silva
              Quiz sobre Freud
              Yasmin Padovan
              TERAPIA FAMILIAR
              dacir martins
              POLÍTICAS PÚBLICAS
              Alan Nunes
              PSICOMETRIA
              Alan Nunes
              TEORIA SEXUAL FREUD
              eleuterapara
              Psicologia da Educação
              rsgomes88
              FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
              Lorena S. Sousa