GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Psi Experimental e Análise do Comportamento 1

Julie Zanin Psicologia 1º ano Portuguese

Map content

Psi Experimental e Análise do Comportamento 1

  1. História da Análise do Comportamento

    • H: sistema nervoso deixa de reagir a estímulos específicos do ambiente. Ocorre pela constante exposição a novos estímulos
    • S: sistema nervoso passa a reagir a estímulos específicos que "antes" não reagia.
    • Condicionamento Clássico./Respondente
      • Pavlov: estímulos adquirem saliência
        • EI: tem relevância ou já foi aprendido
        • RI: resposta eliciada pelo EI
        • EC: associado ao EI
        • RC: uma variação da RI eliciada pelo EC
      • Diferença entre cond. clássico e habituação: CC envolve a formação de uma nova associação entre estímulos (EN ->RC) e H é redução da resposta a um estímulo específico.
      • Watson: estímulos adquirem saliência e eliciam emoções
  2. Condicionamento respondente:: um EN é associado a um EI que provoca uma resposta natural. Após repetidas associações, o EN se torna um EC, eliciando a mesma resposta que o EI. O organismo RESPONDE a estímulos de maneira “reflexa”.

    • Exemplo: Você foi um evento social e bebeu algumas doses de um drink. Um dos ingredientes da bebida era hortelã. Dias após o evento, você entra em um café e sente vontade de beber o drink após sentir o cheiro de hortelã.. a) Estímulo Neutro: a hortelã b) Estímulo Incondicionado: drink c) Resposta Incondicionada: satisfação/prazer d) Estímulo Condicionado: cheiro de hortelã e) Resposta Condicionada: vontade de beber o drink com hortelã
    • Respostas Reflexas: são uma herança filogenética da espécie.
    • Respostas Emocionais: o organismo humano responde de maneira emocional a estímulos do ambiente irrelevantes para a sobrevivência quando estes estímulos adquiriram saliência por condicionamento respondente.
  3. História da Análise Experimental

    • Seleção por Consequências: A ideia de que as consequências de um comportamento selecionam sua probabilidade de ocorrência.
      • Se um comportamento se mantém, ele está sendo reforçado positivamente ou negativamente Se um comportamento que ocorria para de ocorrer deduzimos que ele foi punido
    • Condicionamento Operante: Processo de aprendizagem no qual a resposta comportamental X de um organismo (humano/animal) opera no ambiente e produz consequências que influenciam a ocorrência futura da resposta X.
      • R (+): estímulo recompensador apresentado como consequência a um comportamento X que aumenta as chances de ocorrência de X no futuro. O estímulo pode ser interno ou externo.
        • R (+): agradecimento após ajudar alguém pode servir como R (+) e aumentar as chances de ajudar outra pessoa no futuro
        • Resposta controlada por R(+) tem função de aproximação, pois aumenta a frequência de respostas direcionadas ao contexto do reforço
      • R (-): retirada de um estímulo "aversivo" do ambiente após o comportamento X, aumentando a ocorrência de X no futuro. O estímulo pode ser interno ou externo..
        • R (-): Em uma sala com barulho, pedir silêncio em uma turma pode ser reforçada negativamente com a retirada do barulho
        • Comportamento controlado por R (-) tem função de e/f. Se esquivar de um contexto aversivo imaginário ou fugir de um contexto aversivo conhecido são ações mantidas por R (-), pois a esquiva e a fuga retiram o estímulo aversivo imaginário ou real como consequência..
      • P (+): estímulo aversivo apresentado como consequência a um comportamento X que diminui as chances de ocorrência de X no futuro. O estímulo pode ser interno ou externo.
        • P (+): Ser criticado após um comentário sobre política pode diminuir as chances de comentar no futuro
        • Variabilidade: Comportamentos punidos positiva ou negativamente irão sempre diminuir de frequência e dar lugar à variabilidade comportamental.
      • P (-): retirada de um estímulo recompensador do ambiente após o comportamento X, diminuindo a ocorrência de X no futuro. O estímulo é, em geral, externo.
        • P (-): Retirar uma criança da sala de brinquedos após uma agressão pode atenuar as agressões no futuro

Information

Description
1º ano Psicologia Mind Map on Psi Experimental e Análise do Comportamento 1, created by Julie Zanin on 20/09/2024.
Created by
Julie Zanin
Views
1
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?