GeoQuiz 04/1 -2 Ano

Description

Quiz on GeoQuiz 04/1 -2 Ano, created by Ivan Melo on 26/11/2015.
Ivan Melo
Quiz by Ivan Melo, updated more than 1 year ago
Ivan Melo
Created by Ivan Melo over 8 years ago
107
0

Resource summary

Question 1

Question
(UPE) A combinação de dispersão espacial e integração global criou novo papel estratégico para as principais cidades que compreendem os fluxos globais. Essas cidades agora funcionam em novas formas de redes produtivas, como I. pontos de comando altamente concentrados na organização da economia mundial. II. localizações-chave para empresas financeiras e de serviços especializados. III. locais de produção, inclusive a produção de inovação em importantes setores da economia. IV. mercados para os produtos e para as inovações produzidas. Está CORRETO o que se afirma em
Answer
  • I, apenas.
  • II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • II, III e IV, apenas.
  • I, II, III e IV.

Question 2

Question
(UPE) Analise o texto a seguir: Há um modo de pensar a superação da crise a partir da teoria keynesiana, mediante o aumento dos gastos sociais, socializando os custos da reprodução social, numa linha oposta à neoliberal, de privatização de tais custos em termos de previdência, de educação. A socialização de tais custos me parece um bom caminho inicial. A outra peça da teoria keynesiana é o investimento em infraestrutura. Os chineses perderam 30 milhões de empregos entre 2008 e 2009, por conta do colapso das indústrias de exportação. Em 2009, eles tiveram uma perda líquida de só três milhões de empregos, o que significa dizer que eles criaram 27 milhões de empregos em cerca de nove meses. Isso foi resultado de uma opção pela construção de novos edifícios, novas cidades, novas estradas, represas, todo o desenvolvimento de infraestrutura, liberando uma vasta quantidade de dinheiro para os municípios, para que suportassem o desenvolvimento. Essa é uma clássica solução “sinokeynesiana” e me parece que uma coisa semelhante aconteceu no Brasil, por meio do Bolsa-Família e de programas de investimento estatal em infraestrutura. David Harvey, 2012. Revista do IPEA. Adaptado. O autor cita a teoria Keynesiana e sua linha oposta, o neoliberalismo. Sobre as diferenças entre essas duas posições teóricas, é CORRETO afirmar que o
Answer
  • Keynesianismo é um conjunto de ideias, que propõe a intervenção estatal na vida econômica, enquanto o neoliberalismo é um sistema econômico, que prega uma participação mínima do Estado na economia.
  • ideário do neoliberalismo tem como ponto forte o aumento da participação estatal nas políticas públicas, enquanto a ideologia Keynesiana fomenta a liberdade e a competitividade de mercados.
  • neoliberalismo estimula os valores da solidariedade social conduzida pelo Estado máximo, enquanto o Keynesianismo faz a defesa de um mercado forte em que a iniciativa privada deve intervir como promotora de privatizações.
  • ) ideário do Keynesianismo defende um mercado autorregulador no qual o indivíduo tem mais importância que o Estado, enquanto o neoliberalismo argumenta que quanto maior for a participação do Estado na economia mais a sociedade pode se desenvolver, buscando o bem-estar social.
  • poder da publicidade na sociedade de consumo para satisfazer a população é um grande aliado da política Keynesiana, enquanto as ideias neoliberais não são favoráveis a soluções de mercado, opondo-se ao corporativismo empresarial.

Question 3

Question
(UFAL) No campo político, “o capitalismo transformado em sentido neoliberal minou as bases da democracia liberal representativa” e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à economia”, [...]. O processo de globalização é na essência um ataque às conquistas democráticas do século 19 e, sobretudo, do século 20. O objetivo exitoso da “grande contraofensiva neoliberal” era criar um sistema político-econômico livre de “interferências democráticas”. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em: 09/12/2013 (adaptado). O texto defende um argumento bastante presente nas críticas ao neoliberalismo. Ele se baseia no fato do neoliberalismo
Answer
  • aumentar o número de empresas que fornecem produtos e serviços aos governos.
  • focar suas forças na ampliação da rede de relações comerciais entre países.
  • se concentrar na oferta do bem-estar social sem o auxílio das instituições oficiais.
  • buscar a não intervenção do Estado na economia e a privatização de estatais.
  • deixar a escolha das regras econômicas por conta dos consumidores.

Question 4

Question
(UEPA) Leia o texto para responder a questão. Os governos de alguns países subdesenvolvidos adotaram efetivamente o modelo neoliberal a partir dos anos 1990, para se alinhar ao modelo político e econômico mundial, expresso pelas ações governamentais de atração de capitais estrangeiros, viabilizando sua fluidez e contribuindo para o consequente sucesso dos investimentos externos. De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o neoliberalismo, assinale a alternativa correta.
Answer
  • O maior interesse do neoliberalismo é a privatização das estatais, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce no Brasil, o que propiciou o uso de tecnologias modernas e a consolidação da democracia no país.
  • Com tal modelo houve gradativa internacionalização dos países pobres e a homogeneização por parte de empresas estrangeiras, comumente oriundas de países ricos, justificando, desta forma, a redução da hierarquia econômica internacional.
  • Neste modelo, o governo visa à estabilidade monetária e inflacionária do país, a partir do aumento salarial, para ampliar o consumo da classe pobre aos produtos nacionais, propiciando o alinhamento desses países ao modelo político e econômico mundial.
  • Tal modelo político e econômico aponta para menor participação do Estado na vida econômica e social sem, contudo reduzir seu poder de intervenção diante das negociações e relações diplomáticas internacionais.
  • Atualmente a interdependência econômica mundial vem sendo realizada entre Estados, por meio de acordos capitalistas silenciosos, que geralmente são desconhecidos por uma parcela significativa dos habitantes, os quais passaram a conhecê-los por meio do neoliberalismo.

Question 5

Question
(UCS) Observe o trecho da música Disneylândia, dos Titãs, que faz referência ao processo de transformação do mundo capitalista, principalmente a partir da década de 1980. Disneylândia Música hindu contrabandeada por ciganos poloneses faz sucesso no interior da Bolívia [...] Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong Kong e produzem com matéria-prima brasileira para competir no mercado americano. Fonte: Titãs. CD Titanomaquia, Rio de Janeiro.WEA,1993. In: DADÁ, Martins e outros. Geografia, Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Educacional, 2010, p. 486. Esse processo ficou conhecido como
Answer
  • Nova Ordem Mundial.
  • Organização do Espaço Mundial.
  • Regionalização.
  • Globalização.
  • Ordem Geopolítica.
Show full summary Hide full summary

Similar

Globalização e Revoluções técnico-científicas
João Victor
Quiz sobre globalização.
Idle Delilah
GLOBALIZAÇÃO, SOCIEDADE E MUNDO CONTEMPORÂNEO
eder.israel
3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
Regionalização do Espaço Mundial
Silvio Araujo de Sousa
Desemprego Estrutural
israelcolorado
Globalização
Jonas Lima
GLOBALIZAÇÃO
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes