GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Sigilo das comunicações

Humberto Junio Processo Penal Concurso Público Portuguese

Sigilo das comunicações

Map content

Sigilo das comunicações

  1. Interceptação por terceiro SEM CONHECIMENTO dos interlocutores

    • Interceptação telefônica
      • Lei 9.296/96
        • Conversas e mensagens de aparelho celular ou smartphones
          • É lícito o acesso aos dados armazenados em celular apreendido com base em autorização judicial A obtenção do conteúdo de conversas e mensagens armazenadas em aparelho de telefone celular ou smartphones não se subordina aos ditames da Lei nº 9.296/96. O acesso ao conteúdo armazenado em telefone celular ou smartphone, quando determinada judicialmente a busca e apreensão destes aparelhos, não ofende o art. 5º, XII, da CF/88, considerando que o sigilo a que se refere esse dispositivo constitucional é em relação à interceptação telefônica ou telemática propriamente dita, ou seja, é da comunicação de dados, e não dos dados em si mesmos. Assim, se o juiz determinou a busca e apreensão de telefone celular ou smartphone do investigado, é lícito que as autoridades tenham acesso aos dados armazenados no aparelho apreendido, especialmente quando a referida decisão tenha expressamente autorizado o acesso a esse conteúdo. STJ. 5ª Turma. RHC 75.800-PR, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 15/9/2016 (Info 590).
    • Interceptação Ambiental
      • Lei 12.850/13
  2. Um dos interlocutores realiza a gravação ou captação da conversa

    • Gravação clandestina ou gravação telefônica
      • Prova lícita
        • s/ causa lega específica de sigilo nem reserva de conversação
        • STF
    • Gravação ambiental ou captação direta
      • Participação em conversa com um gravador ou câmera escondida.
      • Prova lícita
        • STF
    • Depende de autorização judicial?
      • Não.
  3. Captação realizada por terceiro com consentimento de um dos interlocutores

    • Escuta telefônica
      • Difere da interceptação telefônica
        • STF
    • Escuta Ambiental
      • Ex. vítima de extorsão solicita auxílio da força policial para que se instale um câmera de gravação no local em que ocorre o crime.
      • Informativo 529 do STF: Inq. 2.424/RJ
    • Depende de autorização judicial?
      • Sim, entendimento majoritário.
      • Exceção
        • A prova poderá ser lícita quando praticada em legítima defesa.

Images and files in the map

  • Sigilo das comunicações
  • Sigilo das comunicações

Information

Description
Concurso Público Processo Penal (Legislação Especial) Mind Map on Sigilo das comunicações, created by Humberto Junio on 20/09/2016.
Created by
Humberto Junio
Views
2
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?