Noções de Direitos Administrativo

Description

Objetivo, subjetivo, amplo, estrito
Luana Félix
Flashcards by Luana Félix, updated more than 1 year ago
Luana Félix
Created by Luana Félix over 6 years ago
9
1

Resource summary

Question Answer
Quais são os quatro conceitos principais da administração pública? 1. objetivo; 2. subjetivo; 3. amplo e 4. estrito
O que é adm. pública no conceito objetivo? (são as atividades da adm. pública)
Quais são as atividades típicas da adm. pública? São 4. 1º - serviços públicos; 2º fomento 3º intervenção administrativa e 4º Poder de polícia administrativa
Exemplos de características das atividades típicas da administração pública São 4. 1º - serviços públicos; 2º fomento (incentivo, ajuda, fomento. ex. quando uma secretaria faz um convênio com uma Ong. 3 intervenção adm. (o Estado intervindo na Economia. Ex. liberação do fundo inativo do FGTS). 4º Poder de polícia adm. (o estado diminuindo, mitigando, condicionado liberdades individuais em prol do interesse público. (Ex. limitar o número de andares de um prédio).
Sinônimos da palavra "objetivo" (adm. pública) cobrado por bancas de concursos Conceito objetivo, material ou funcional
Dos três poderes do Estado, qual deles nasceu para administrar? O Poder executivo, os demais poderes administram como atividade meio, como atividade atípica
O direito administrativo somente estudará a administração pública do poder executivo Errado. Estuda a legislação dos três poderes
O que é administração pública no conceito subjetivo? Estrutura.
De que forma que a Administração pública é estruturada? Por meio dos agentes públicos (todo aquele que exerce serviço público), órgãos públicos (ex. secretaria municipal de saúde) e entidades públicas (autarquias)
Sinônimos da palavra "subjetivo" (adm. pública) cobrado por bancas de concursos Mesmo que conceito formal ou orgânico
O que é administração pública no conceito amplo? Engloba dois conceitos. Atividade política (define política pública) e atividade jurídica (implementa e executa a política pública (Ex. constrói uma escola)
O que é administração pública no conceito extrito? Atividade jurídica. Constrói escolas, presídios... (executando políticas públicas)
Princípios do direito administrativo São mandamentos que se aplicam a toda a administração pública e particulares que se relacionarem com ela.
Os princípios do direito administrativo Podem ser constitucionais explícitos (são todos os mandamentos que se aplicam a adm. púb. - Art. 37/88 CF - LIMPE legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e implícitos (racionalidade, proporcionalidade, supremacia do interesse púb. indisponibilidade do interesse púb. tutela adm. autotutela..
Show full summary Hide full summary

Similar

ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
Direito Administrativo
ana amaral
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10