FGTS

Description

TST Direito do Trabalho Flashcards on FGTS, created by Van Bicalho on 15/11/2017.
Van Bicalho
Flashcards by Van Bicalho, updated more than 1 year ago
Van Bicalho
Created by Van Bicalho over 6 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
De quem é a competência para processar e julgar ação proposta pelo trabalhador contra o empregador envolvendo cumprimento na aplicação da Lei nº 8.036 (FGTS)? Justiça do Trabalho
De quem é a competência para autorizar o levantamento dos valores relativos ao PIS/PASEP e FGTS, em decorrência do falecimento do titular da conta? Justiça Estadual
De quem é a competência para processar e julgar ação proposta pelo trabalhador contra a CEF em decorrência de sua atuação como agente operadora dos recursos do FGTS? Justiça Federal, considerando que a CEF é uma empresa pública federal.
De quem é a competência para processar e julgar os feitos relativos à movimentação do FGTS? Justiça Federal (súmula 82 STJ) excluídas as reclamações trabalhistas!
Quem é o responsável pelo fornecimento dos extratos das contas individualizadas vinculadas ao FGTS dos trabalhadores participantes do Fundo? A CEF, desde maio de 1991, exerce o papel de agente operador do FGTS - com a edição da Lei nº 8.036/90. Mas tendo em vista que no momento em que ocorreu a centralização os bancos depositários tiveram que fornecer à CEF o extrato das contas vinculadas que estavam sob sua responsabilidade, esta se tornou responsável por fornecer os extratos do FGTS de todo e qualquer período de existência do Fundo. (súmula 514 STJ)
Declarado nulo o contrato de trabalho por ausência de prévia aprovação em concurso público, pode o titular da conta vinculada ao FGTS sacar o saldo respectivo? SIM (súmula 466 STJ)
As disposições do CTN se aplicam às contribuições do FGTS? NÃO (súmula 353 STJ)
A prescrição da ação para pleitear os juros progressivos sobre os saldos de conta vinculada do FGTS atingem o direito em si? NÃO, limita-se às parcelas vencidas (súmula 398 STJ)
Incide o percentual do FGTS sobre a parcela de remuneração correspondente a horas extraordinárias de trabalho? SIM (súmula 593 STF)
A CEF tem legitimidade passiva para integrar processo em que se discute correção monetária do FGTS? SIM (súmula 249 STJ)
Qual é o termo inicial para aferir as diferenças de correção monetária resultantes de expurgos inflacionários sobre os saldos de FGTS? a data em que deveriam ter sido creditadas (súmula 445 STJ)
Show full summary Hide full summary

Similar

CLT Interpretada - Costa Machado e Domingos Sávio Zainaghi
Beatriz Rodrigues de Oliveira Moreira
Fontes e princípios do direito do trabalho
Natthan Réryson
Fontes do Direito do Trabalho
dani ✿
Fontes do Direito do Trabalho
dani ✿
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
Alice Sousa
Direito do Trabalho
thaismessora
JORNADA DE TRABALHO
Rafaella Fernandes
1. Dos Princípios e Fontes do Direito do Trabalho
marcusmoskao
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Ramos do Direito - Direito Privado
Pamela Mietto
Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho - arts.471 a 476A, CLT
Alderita Lins