Técnicas de redação de notícias para telejornalismo

Description

Anotações ligadas a esse tópico cobrado em concursos
Lucas Cunha
Flashcards by Lucas Cunha, updated more than 1 year ago
Lucas Cunha
Created by Lucas Cunha over 3 years ago
19
1

Resource summary

Question Answer
Um redator, ao escrever um texto para televisão, deve observar que ele (texto) tem algumas características determinadas pela imagem, pelo tempo e pela audiência. As principais são: superficialidade, imediatismo, instantaneidade, alcance e envolvimento. (Vunesp, Pirassununga, 2015)
Características que são próprias da TV aberta e que devemos lembrar ao escrever um texto: Informação visual, Imediatismo, Instantaneidade, Alcance, Envolvimento, Superficialidade, Audiência. (Vera Iris Paternostro)
Imediatismo x Instantaneidade • Imediatismo (atualização no exato momento que ocorre): a TV transmite informação atualizada quando mostra o fato no momento exato em que ocorre. A alta tecnologia permite que a informação imediata chegue através da imagem. Os satélites mostram fatos ocorridos do outro lado do mundo. Instantaneidade (só é captada a informação uma vez): a informação na TV requer “hora certa” para ser vista e ouvida: a mensagem é instantânea. A informação é “captada” de uma só vez, no exato momento em que é emitida. Não tem como “voltar atrás e ver de novo”.
O texto para telejornais tem, entre outras, como características fundamentais: imediatismo, agilidade e instantaneidade (Vunesp, 2012, Fundunesp)
Figuras de linguagem no telejornalismo (Infos livro Paternostro): Metáfora A metáfora ocorre quando usamos uma palavra fora de seu sentido real, literal. Traz um processo de comparação através de um simbolismo, que nem todo mundo pode entender. Mariana é a estrela do espetáculo de ballet. (Estrela é brilhante, se destaca — Mariana é a atriz de destaque no espetáculo, atua brilhantemente.) O luto cobria a casa naqueles dias. (A palavra luto é usada para indicar a tristeza que as pessoas da casa sentiam.)
Metonímia A figura da metonímia está mais do que presente em nosso cotidiano e tem um efeito estilístico incrível. Ela aparece quando usamos uma palavra que tem uma relação de proximidade com a que substituímos. Zeca Pagodinho adora uma Brahma, mas há quem só beba Antártica. (A palavra cerveja foi trocada pela marca.) Você quer água? Não, obrigada. Já tomei um copo. (A palavra água foi trocada pelo recipiente.) Os cabelos brancos de Dorival Caymmi exigem respeito. (A palavra idade foi trocada por cabelos brancos.)
Eufemismo O eufemismo é a figura que usamos para atenuar, tornar mais leve uma expressão ou sentimento. São delicadezas da vida. Nos depoimentos, os deputados faltaram com a verdade várias vezes. (...para não dizer que eles mentiram!)
Catacrese A catacrese é o uso de uma palavra por falta de uma outra mais apropriada ou para explicar e realçar algo. Tão comum no uso do dia a dia nem percebemos que estamos usando a catacrese quando falamos: maçã do rosto, batata da perna, folha de papel, banana de dinamite, coração da floresta, coroa do abacaxi, leito do rio, casca do pão, raiz do problema, asa da xícara, cabeça de prego. E outros casos estão relacionados com as partes do corpo humano: olho do furacão, olho da rua, boca do túnel, braço da poltrona, perna de mesa, pé de mesa, cabelo do milho, pele do tomate, dente de alho. As marcas do tempo provocam pés-de-galinha em torno dos olhos. (São pequenas rugas formadas pela pele, não é?)
Hipérbole A hipérbole é o exagero da expressão para chamar atenção do telespectador. No caso do jornalismo, deve ser evitada. Os trabalhadores já pediram isso mil vezes, e nada conseguiram. (É impossível terem sido mil vezes, por isso, no jornalismo, preferimos evitar a hipérbole.)
Prosopopeia Prosopopeia ou personificação ocorre quando atribuímos características humanas a animais, coisas… Os portões da fazenda davam boas-vindas com carinho. (Na prosopopeia, os portões têm sentimentos...)
Aliteração repetição de consoantes. Ex: O rato roeu a roupa do rei de Roma (R)
Os princípios básicos da Redação de um telejornal são: ser objetivo, simples e preciso, usar frases curtas, construir sentenças separadas, ser breve e preferir verbos ativos a passivos, usar frases familiares e preferir linguagem mais vigorosa.(Vunesp, 2008, Fundunesp)
O texto jornalístico de televisão tem ainda duas características fundamentais: precisão e concisão (Paternostro, conteúdo cobrado pela Vunesp, 2008, Fundunesp)
Precisão o uso de palavras adequadas ao que se quer informar, palavras que não tenham duplo sentido. Escolha a palavra correta. E se usar algum termo que possa confundir o telespectador, vale a pena explicar o sentido naquela situação. Em vez de: O filme ganhou vários prêmios nos muitos festivais de cinema dos países europeus. Use: O filme ganhou quatro prêmios em três Festivais de cinema na Europa. Em vez de: Médicos especialistas reunidos em um congresso em Lyon apresentam novos tratamentos para portadores do vírus da Aids. Prefira: Os médicos mostram os novos tratamentos para portadores do HIV, em um congresso em Lyon, na França.
Concisão faça frases que contenham toda a informação com as palavras necessárias, sem exageros. Se as palavras forem precisas, naturalmente a frase vai ser concisa e transmitir o essencial. O texto sairá “enxuto”. Evite escrever com muitas palavras o que pode ser escrito com poucas, sem prejudicar o sentido. Evite também as redundâncias, o uso de palavra ou expressão desnecessária porque outras palavras no texto já exprimem a mesma ideia. Outro exemplo: A empresa informou que a data da chegada dos novos equipamentos será ainda no mês de maio. É melhor: A empresa informou que a chegada dos equipamentos será em maio
Acompanhe agora as diferenças entre algumas expressões que são muito usadas, e que, além de redundantes, ocupam tempo no texto de TV. o dia amanheceu / amanheceu travar uma discussão / discutir conviveram juntos / conviveram neste momento nós acreditamos / acreditamos fato real, verídico / fato de comum acordo / de acordo
Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
DISPOSITIVOS MÓVEIS E JORNALISMO: UMA QUESTÃO DE ESPAÇO /Daniela Osvald / USP
Mariana Viegas
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman
21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira
Liliane Tubino
Dicas de Português para Concursos
Rodrigo Pizetta
3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
Luiz Fernando
Comunicação e Colaboração
sresende
Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca