Legislação Específica dos IF´s (Institutos Federais)

Description

Questões comentadas para os concursos dos Institutos Federais. Legislação Específica (Leis 11.091/2005 e 11.892/2008). Por: Jorge Gustavo de Oliveira da Silva
Gustavo Oliveira
Flashcards by Gustavo Oliveira, updated more than 1 year ago
Gustavo Oliveira
Created by Gustavo Oliveira almost 9 years ago
220
10

Resource summary

Question Answer
QUESTÃO 01: É correto afirmar que o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Edução é formado por cargos efetivos e em comissão de Técnicos Adminisrativos e de Técnicos-Marítimos. ERRADO: É formado apenas por cargos efetivos (Art. 1º da Lei nº 11.091/2005)
QUESTÃO 02: Os cargos de Técnico-Administrativos em Educação são formados pelos cargos efetivos de técnicos administrativos, máritimos, aeronáuticos e do exército. ERRADA: São formados apenas pelos cargos de Técnicos Administrativos e Marítimos (Art. 1º, Lei nº 11.091/2008)
QUESTÃO 03: O Regime Jurídico do Plano de Carreira é Instituído pela Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). CORRETO: Sim, o regime Jurídico do Plano de Carreira é instituído pela lei nº 8.112/90 (Art. 1º, §2º)
QUESTÃO 04: Consideram-se Institutos Federais de Ensino os órgãos e entidades públicos vinculados ao (a/as/aos): a) Univesidades Federais. b) Ministério da Educação. c) Presidência da República. d) Sistema Federal de Ensino. LETRA B: Os IF´s são vinculados ao MEC (Art. 2º, da Lei nº 11.091/2005)
QUESTÃO 05. Consideram-se princípios e diretrizes da gestão do Plano de Carreira dos Institutos Federais: a) Qualidade do processo de ensino. b) Investidura em cada cargo condicionada à produtividade do servidor. c) Vinculação ao processo de trabalho. d) Reconhecimento do saber instituído resultante da atuação profissional, na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão. e) Garatia de programas de capacitação LETRA E: Veja os motivos (Art. 3º) a) ERRADA - Seria qualidade do processo de trabalho. b) ERRADA - Condicionada a Concurso Público. c) ERRADA - Vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições. d) ERRADO - Reconhecimento do "saber" NÃO instituído e) CORRETO - Cópia da lei
QUESTÃO 06. São princípios e diretrizes das Gestão dos cargos nos Institutos Federais, exceto: a) Avaliação de desempenho funcional dos servidores. b) Oportunidade de acesso às atividades de direção, asssesoramento, chefia, coordenação, assistência e gerência. c) Desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais. d) Garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e geral. e) Natureza do processos educativos, função social e objetivos do Sistema Federal de Ensino LETRA B - A lei na traz a possibilidade de acesso à GERÊNCIA (Art. 3º, X).
QUESTÃO 07. A avaliação de desempenho funcional do servidor, como processo pedagógico, realizada mediante criterios objetivos decorrentes das metas instituicionais, com refência no caráter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usuários é um princípio da gestão dos cargos do Plano de Carreira. CORRETO - Lembre das palavras chaves (Art. 3º, IX) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - Processo pedagógico - Critérios objetivos - Metas Institucionais - Referencia: TRABALHO COLETIVO + EXPECTATIVA DOS USUÁRIOS
QUESTÃO 08. Caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar semestralmente a adequação do seu quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministéro da Educação, se for o caso, o seu redirecionamento. ERRADO - A periodicidade é ANUAL (Art. 4º)
QUESTÃO 09. São variáveis do redimensionamento do quadro de pessoal, exceto: a) Demandas institucionais. b) Proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários. c) Inovações tecnológicas. d) Modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição. e) Emergência Educacional. LETRA E - Note que a lei sequer trata do tema "emergência educacional". (Art. 4º).
QUESTÃO 10: Os cargos vagos e alocados provisoriamente no Ministério da Cultura deverão ser redistribuídos para as Instituições Federais de Ensino para atender às suas necessidades de acordo com as variáveis. ERRADO: Não se trata do Ministério da Cultura, mas sim do Ministério da Educação (Art. 4º, parágrafo único).
Show full summary Hide full summary

Similar

RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Gestão de suprimentos e logística
Carolina Duboc
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Português concurso
Roberta Souza
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Dicas de Português para Concursos
Rodrigo Pizetta
Estatuto
renathanjo2
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha