Flashcards
Dor abdominal 2

Cards in this deck (22)
- 1Apendicite agudaConsiste em um clássico exemplo de abdômen inflamatório agudo com dor visceral que evolui para um acometimento peritoneal. O processo inflamatório inicia decorrente de falha na drenagem do conteúdo apedincular levando a inflamação, distensão e edema de parede > inicia a fase visceral = dor periumbilical ou epigástrico difusa, sem alterações no exame físico (blumberg negativo). No mais, pode vir acompanhada de náuseas, febre e anorexia.
- 2Parte doisCom 6 a 8h de evolução, o processo inflamatório leva a produção de uma secreção periapendicular (abdomens inflamatórios levam a secreção periorgao que irritam o peritoneo) que leva ao acometimento peritoneal > dor localizada em fossa ilíaca direita com blumberg positivo no ponto de macbuney > linha tracejada entre a espinha ilíaca antero superior direita e a cicatriz umbilical, se localizando no ponto de 1/3 distal nessa linha. Também encontraremos ruídos hidroaeroes diminuídos decorrentes da irritação peritoneal, com dor que piora em movimentos, tosse e até mesmo respirar. Também pode apresentar nessa fase febre e diarreia, possível contratura muscular e plastrão.
- 3O que seria o plastrão?O plastrão é uma massa palpável dolorosa decorrente do afastamento de órgãos e tecidos móveis (ex delgado, ovário, omento) da região da lesão. Isso ocorre, pois nosso corpo interpreta que esse processo pulurento e inflamatório deve ser delimitado para impedir sua disseminação pelo corpo > logo os órgãos e tecidos móveis se afastam dessa região, podendo irem mais para a superfície e portanto serem palpáveis.
- 4Sinal de blumberg é patoguinemonico para apendicite?Não, pois esse e outros sinais utilizados para investigar a apendicite podem ser encontrados em doenças pélvicas femininas (prenhez ectopica rota -menstruação atrasada e colo amolecido - e outros(ex DIP), por isso fazer também exame ginecológico), principalmente em mulheres com idade fértil ou sexualmente ativas. Sem contar que devido a variações anatômicas, o apendicite pode não estar no ponto exato de macbuney (mas isso não é a resposta do patoguinemonico!!!!)
- 5Que outros sinais podem ser feitos para investigar apendicite e porque também são utilizadosOutros sinais que podem ser realizados são o do obturador, psoas e rosiving. Eles podem ser feitos quando blumberg negativo porém os sintomas são sugestivos ainda de uma apendicite. Ele pode dar negativo devido a variações anatômicas do apêndice > rosiving = palpacao profunda em hemicolon esquerdo desencadeando dor em FID > isso ocorre porque a irritação peritoneal leva a um menor peristaltismo e consequentemente a um acúmulo de gases > que nessa palpacao leva a uma mobilização desse gás acumulado ao ceco> dilatação do ceco > dor localizada em FID.
- 6Parte doisNo sinal do obturador, há uma variação anatômica em que o apêndice está localizado repousando nesse músculo > pede pro paciente deitar em decúbito dorsal e fazer uma flexão e rotação externa da perna direita levando a dor localizada em FID. No sinal do psoas, o apêndice está relaxando neste músculo, então se pede para o paciente deitar em decúbito lateral esquerdo e tracionar a perna direita para trás > desencadeia a dor na FID
- 7O que é a diverticulite agudaA diverculite aguda decorre de uma complicação da doença diverticular dos colóns, que consiste em uma hérnia (se projeta para a cavidade abdominal) na submucosa e mucosa no local de entrada da artéria na camada muscular, ponto este mais sensível a formação de hérnias. Isso ocorre devido um esforço evacuatório que leva a essa herniação. A complicação da doença diverticular dos colonos ocorre quando há um fecaloma que obstruí esse divertículo, aprisionando esse material fecal que não consegue sair, levando a inflamação e distensão diverticular.
- 8IncidênciaOcorre principalmente em mulheres, devido a hormônios e anatomia que levam a maior constipação e consequentemente predisposição. Afeta principalmente o sigmoide, incidência maior na quinta e nona década, maioria com sintomas frustros até desenvolver a diverticulite aguda.
- 9Quadro clínico da diverticulite agudaDor moderada em FIE que pode evoluir a uma dor intensa e continua tanto espontânea quanto na palpacao, havendo também alteração no hábito intestinal. Pode vir acompanhada de febre, náuseas, anorexia e vômitos. No exame físico, costuma haver sinais de acometimento peritoneal na região da diverticulite > blumberg positivo nele, podendo haver ruídos hidroaereos diminuídos (aumentados se não houver acometimento peritoneal) e flegmão (inflamação difusa nos tecidos ao redor da lesão). Ou seja, também começa com um quadro visceral que evolui para acometimento peritoneal (secreção periorgao)
- 10Complicações da diverticulite agudaPerfuração livre > pneumoperitoneo + descompressão brusca positiva. Também pode levar a hemorragia digestiva baixa. Lembrar que os abdomens agudos podem evoluir para outros (ex perfurativo)
- 11Principais causas da obstrução intestinalPrimeiro devemos entender que ela pode ser alta (delegada) ou baixa (cólon). Quando falamos de alta as principais causas em adultos são as bridas e aderências > resposta do corpo a lesão (cirurgia) = órgãos móveis se movem para longe da lesão, podendo grudar uns nos outros ou no próprio peritoneo > pode levar a uma obstrução do trânsito intestinal > sempre perguntar e o paciente já fez cirurgia intra cavitaria. Em crianças: invaginações e problemas congênitos (atresia, hirchsprung), hérnia inguinal (sempre cirúrgico em crianças decorrente do alto risco obstrutivo), besoar (come cabelo - paciente psiquiátrico), corpo estranho (pontos de obstrução= piloro e válvula ileocecal) > dependendo do objeto pode levar a abdômen agudo perfurativo; ascaris…
- 12Anel herniario em adulto também pode levar a abdômen obstrutivo?Sim. Anel herniario no adulto > pode levar a obstrução do trânsito intestinal. Pode ter hérnia encarcerada (irredutível) > bem mais chance de evoluir para o abd agudo obstruído > sem cirurgia pode ter diminuição do fluxo sanguíneo para aquele seguimento > extrandulada (pedículo vascular) > abd agudo vascular
- 13Causas da obstrução baixaNeoplasia: afeta principalmente o esquerdo, mais especificamente o sigmoide > constipação evolutiva e sintomas tumorais (anorexia, perda de peso…) + puxo e tenesmo > quando o acometimento é direito ocorre diarreia. Também pode ser causada por volvo sigmoide > consequência do megacolon chagaquico (doença de Chagas leva a destruição dos plexos do coração, esôfago e cólon > dilatação > no cólon apenas a parte afetada se dilata, embaixo dele não > leva a torção no próprio eixo); e ainda fecaloma > acomete crianças e idosos acamados, ou ainda pacientes com trauma raquimedulares que levam a hipomotilidade por distúrbios motores.
- 14Quadro clínico da obstrução intestinalAqui o acometimento é visceral em que ocorre parada do trânsito intestinal > paciente para de defecar. Ela pode ser plena = também para de soltar gases, ou parcial > consegue soltar gases. Deve se ter cuidado especial com o total pois pode levar a abdômen perfurativo ou isquêmico. E devemos nos atentar também se será alta > vômitos precoces, com alimentos, líquidos esverdeados e amarelados; ou baixa = menos vômito e se sim = tardio e fecaloide.
- 15Parte doisO paciente apresenta dor difusa em epigástrico ou região periumbilical, de instalação rápida como uma cólica, sendo exarcebada no movimento ou tosse. No exame físico o ruído hidroaéreo está aumentado e com timbre metálico (parece panelas se batendo pois há mobilização de muito conteúdo e ar) > cérebro está aumentando peristaltismo para tentar vencer a obstrução; distensão abdominal pelo acúmulo de gases > maior em baixa distendo as alças, pois na alta há mais eliminação de ar pelo vômito que é mais frequente, e no cólon há maior produção de gás; Palpacao do abd > flascido e doloroso difusamente e auesencia de irritação peritoneal (se encontrar sinais disso > perfurou); sempre observar se há cicatrizes na parede abdominal.
- 16—Na imagem podemos observar sinais semiológicos importantes que indicam obstrução > nível hidroaéreo > sinal semiológico radiológico em que o ar sobe e o líquido desce na tomografia feita em pe (mas pede os dois para analisar). Na imagem superior a direita esta mostrando o sinal do empilhamento de moedas > obstrução alta

- 17—Nessa imagem já podemos observar três sinais semiológicos de obstrução baixa, no primeiro vemos o nível hidroaéreo + STOP = sem ar na ampola renal > provavelmente é um tumor e deve se pedir uma tomografia. Também vemos o cólon distendido e edemaciado. No segundo vemos o grão de café = volvo sigmoide + não pede mais nenhum exame de imagem, pois o tratamento é endoscopia na urgência. O último é o miolo de pão > fecaloma > tratamento é clínico com lavagem intestinal. RAIO X É ESSENCIAL NO ABDÔMEN AGUDO > não pede nada mais complexo que isso antes de fazer o raio x

- 18Abdômen agudo vascularPode ter causa venosa e arterial, sendo esta última a mais comum (trombose mesenterica). A incidência são de pacientes cardiovasculares: IAM, IC, hipotensão prolongada, FA, doença aterosclerotica e principalmente acima da 6ª década. O quadro clínico é caracterizado por uma dor intensa desproporcional ao exame físico pobre em achados.
- 19Quadro clínicoPrincipal sintoma é dor (visceral), porém pode vir uma diarreia mucosanguinolenta, porém menos comum, e vômito. No exame fisico não há alterações na inspeção e ausculta. Na palpacao há um abdômen flascido doloroso difusamente e caracterização confusa, sem sinais de irritação peritoneal. Com a evolução da isquemia piora do quadro com sinais de
irritação peritoneal > Precisa diagnosticar logo > pode levar a necrose da alça e consequentemente uma perfuração > extremamente deletério para os idosos (mais acometidos pela isquemia mesenterica). Tempo ouro = 6h - 20Resumo de abdômen agudo inflamatório e obstrutivoInflamatório: dor moderada a forte, palpacao com blumberg positivo e pode ter plastrão e murphy; ruídos hidroaereos diminuídos e se pensa principalmente em problemas de apêndice, vesícula, pâncreas, divertículos, DIP e sempre prestar atenção na idade do paciente (faixas de idade predispõem mais a determinadas condições)
Obstrutivo: dor moderada, palpacao com distensão abdominal (gases acumulados), ruídos hidroaereos aumentados e metálicos = lutando contra a obstrução; prestar atenção em cirurgias prévias, hérnias, Chagas, neoplasia de cólon e ascaris - 21Perfurativo e vascularNo perfurativo: dor intensa, palpacao há contratura muscular sobre todo o abdômen (em tábua) e pneumoperitônio (Jobert), RHA ausentes devido a ampla irritação peritoneal, se atentar para uso de anti inflamatórios, úlcera peptica e perfuração intestinal. Vascular : dor muito intensa, com palpacao e ausculta normal (dor intensa com exame físico desproporcional = normal); se atentar para problemas cardíacos: arritmia, fibrilação atrial, trombolia, IAM, aneurisma de aorta íntegro e ateromas.
- 22HemorrágicoCostuma ocorrer por lesão de pedículo vascular levando a cair sangue livremente na cavidade abdominal. A dor será forte, palpacao com macicez móvel (líquido se desloca com a mudança de posição do paciente), RHA diminuídos ou ausentes devido a grande irritação peritoneal e se atentar para traumas, gravidez ectopica, rompimento de baço e ruptura de aneurisma de aorta. Obs, apesar de gerar irritação peritoneal, como o sangue é estéril não há ampla resposta inflamatória e portanto não há contratura muscular.
Information
- Description
- 2º ano Semiologia (Unidade 2) Flashcards on Dor abdominal 2, created by Ana Borges on 24/09/2025.
- Created by
- Ana Borges · Sep 2025
- Updated
- Oct 13, 2025
- Views
- 0
- Rating