PMBOK - V4 - Conceitos Básicos

Description

Estudo para concurso Petrobras
Alinne Moraes
Flashcards by Alinne Moraes, updated more than 1 year ago
Alinne Moraes
Created by Alinne Moraes over 8 years ago
243
1

Resource summary

Question Answer
Quais são os 5 grupos de gerenciamento de projetos? 1 Iniciação 2 Planejamento 3 Execução 4 Monitoramento e Controle 5 Encerramento
O objetivo do PMBOK é... Identificar um subconjunto dos conhecimentos de gerenciamento de projetos que são amplamente reconhecidos como boa prática.
O que é gold plating? Fazer algo a mais e não é aceito pelo PMI. Faça somente o que está no ESCOPO!
O que é Gerenciamento de Projetos? É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender seus requisitos. Aumentam a chance de sucesso do projeto. ***Teu CHeFe***
Quem é o responsável pelo alcance dos objetivos do projeto? O gerente de projetos.
O que inclui o gerenciamento de projetos? *Identificação dos requisitos. *Adaptar às necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas. *Balanceamento de demandas conflitantes de Escopo, Qualidade, Cronograma,Orçamento, Recurso e Risco. (sextupla restrição)
O que é tripla restrição? Era o conceito utilizado na 3ª edição A qualidade é afetada pelo equilíbrio destes 3 fatores: ESCOPO, TEMPO e Custo. Foi ampliado na 4ª edição.
O que mudou a respeito da tripla restrição na 4ª edição? Transformou-se em 6: ESCOPO(3ª ed.) - ESCOPO (4ª ed.) TEMPO(3ª ed.) > CRONOGRAMA (4ª ed.) CUSTO(3ª ed.) > ORÇAMENTO (4ª ed.) RISCO (4ª ed.) RECURSO(4ª ed.) QUALIDADE(4ª ed.)
Cada projeto pode estabelecer prioridades distintas definindo então a restrição mais crítica? Sim. Cada projeto pode estabelecer prioridades distintas.
O que é RISCO? É um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem efeito POSITIVO ou NEGATIVO sobre pelo menos um dos objetivos do projeto.
O que é projeto? Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. RESULTADO - Pode ser um item final ou componente de outro item CAPACIDADE de realizar um serviço RESULTADO geralmente associado a um produto intangível ( aumento do conhecimento)
Quando um projeto chega ao fim? Os objetivos foram alcançados Quando estiver claro que o objeto não será atendido. Não houver mais a necessidade do projeto.
A presença de elementos repetitivos muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto? Não. Eu posso ter um projeto de construção de um jardim, onde várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo construirão canteiros parecidos, mas cada um com sua forma de trabalhar, técnica embora no final esteja muito parecido.
O que significa Elaboração Progressiva? Significa desenvolver em etapas e continuar por incrementos. *** Ao nível que o projeto desenvolve, eu incremento o nível de detalhes com baseado no aprendizado. Isto impacta diretamente no cronograma inicial, pois será preciso refiná-lo***
Quais as principais diferenças entre Projetos e operações? Operações são repetitivas e tem como finalidade manter o funcionamento do negócio. Projetos são temporários e exclusivos, cumpre seu obetivo e em seguida termina.
Embora tenham objetivos diferentes Projeto e Operação compartilham quais características? Executados por pessoas Restrição por recursos limitados planejados, executados e controlados *** O trabalho operacional apoia o ambiente empresarial em que os projetos são executados***
Quais características um gerente de projetos deve ter? Aém das habilidades da área específica e das competências de gerenciamento geral, deve ter: CONHECIMENTO - sobre gerenciamento de projetos DESEMPENHO - capacidade de obter resultados pela aplicação do conhecimento PESSOAL - Comportamento adequado e efetividade pessoal , que envolve atitudes, personalidade e capacidade de liderança.
Áreas de conhecimento Gerenciamento de Projetos Área de aplicação Ambiente do projeto Gerenciamento Geral Habilidades interpessoais
Fatores Ambientais da Empresa (internos e externos) que influenciam o projeto: *Cultura, estrutura e processos organizacionais *Normas governamentais ou setoriais *Infraestrutura e recursos humanos *Administração de pessoal *sistemas de autorização de trabalho *Condições de mercado *Tolerância a risco das partes interessadas *Clima político *Canais de comunicação estabelecidos *Bancos de dados comerciais *Sistemas de informação de gerência de projetos ***São 11***
Processos e procedimentos são: Normas, políticas e ciclos de vida padrão Modelos e instrução de trabalho Políticas e procedimentos de qualidade Procedimentos de controle financeiro e medição Procedimentos e critérios para : gerenciamento de risco e mudanças Comunicação e encerramento do projeto
Bases de conhecimento são: Arquivos do projeto (linhas de base, cronograma, diagrama de rede, registros de risco etc). Informações históricas e lições aprendidas bases de gerenciamento de: configuração questões(issues)e defeitos Dados de medição Dados financeiros
PMBOK é... Um guia contendo as melhores práticas de gerenciamento de projetos.
Definição de EAP: Estrutura analítica do projeto, ou em inglês wbs (work breakdown structure) é utilizada para evidenciar as entregas do projeto. Inclui todo o escopo do projeto, ou seja o trabalho necessário para terminar o projeto e atender os requisitos das partes interessadas.
Segundo o PMBOK EAP é: Uma decomposição hierárquica orientada a entrega do trabalho a ser executado pela equipe para atender os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas. É finalizada pela determinação de contas de controle. Esses indicadores produzem uma estrutura para a sumarização hierárquica de custos, cronograma e informações sobre recursos.
Segundo o PMBOK contas de controle é: Um ponto de controle de gerenciamento de projetos onde o escopo, custo e cronograma são integrados e comparados ao valor agregado para uma medição de desempenho. Cada uma pode incluir um ou mais pacotes de trabalho, mas cada um deles tem que estar associado a somente uma conta de controle.
Conta de controle x EAP Conta de controle é um componente da EAP usado para a contabilidade dos custos do projeto
Pacote de trabalho é... O último nível de uma EAP
Termo de Abertura Onde os objetivos do projeto são descritos. Os objetivos são definidos na iniciação e refinados no planejamento.
Escopo do produto x Escopo do Projeto Escopo do produto é o que se deseja entregar no fim do projeto. Escopo do projeto é o trabalho necessário para entregar o escopo do produto
Show full summary Hide full summary

Similar

Gerenciamento de Projetos - conceitos básicos
Luiz Fernando
Análise de valor agregado
Clenia Paradela
Flashcard - Gestão de Projeto
Ariadne Aquino0790
Gestão de Projetos
Maissa Otoni
Gerenciamento de Aquisições em projetos
Clerton Ribeiro
Áreas de Conhecimento X Grupos de Processos
Rodrigo Ferreira
WPMO - PMP - Quiz 01 - Processos de Gerenciamento de projetos
rodrigo.videschi
Gerenciamento de Aquisições em Projetos
Clerton Ribeiro
11 Gerenciamento de riscos
Clenia Paradela
Gestão de Projetos
raulfabiofn