Flashcard Unidade 2 - Aula 3

Description

Tecnologia na Educação Flashcards on Flashcard Unidade 2 - Aula 3, created by Ricardo Nunes on 19/05/2017.
Ricardo Nunes
Flashcards by Ricardo Nunes, updated more than 1 year ago
Ricardo Nunes
Created by Ricardo Nunes almost 7 years ago
20
0

Resource summary

Question Answer
Políticas e Gestão de Educação Básica Unidade II - Aula 03 As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual / NFBL -Núcleo de Formação Básica das Licenciaturas
Avaliação
A palavra avaliar é originária do latim e provém da composição a-valere, que significa "dar valor a...". No entanto, o conceito "avaliação" é expresso como sendo a "atribuição de um valor ou qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ação...", implicando "um posicionamento positivo ou negativo em relação ao objeto, ato ou curso de ação avaliado" (1).
Em uma concepção pedagógica mais moderna, a educação é concebida como experiência de vivências múltiplas, agregando o desenvolvimento total do educando. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.
Tipos de avaliação
A avaliação pedagógica Tem como referência uma relação direta, professor-aluno e permite a introdução de mais de um instrumento de avaliação, deve ser formativa, não se restringir a notas e ser dialógica, isto é, observar os momentos de crescimento intelectual e social do aluno.
A avaliação institucional É um processo de pesquisa e de comunicação que visa proporcionar uma reflexão contínua e revisar permanentemente a atuação da escola, tendo em vista o alcance de sua missão, de seus objetivos e o aprimoramento da qualidade institucional.
A avaliação em larga escala “é um instrumento de acompanhamento global de redes de ensino com o objetivo de traçar séries históricas do desempenho dos sistemas que permitam verificar tendências ao longo do tempo, com a finalidade de reorientar políticas públicas”. Freitas et al. (2011, p. 44)
IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica É um indicador criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O Ideb reuniu em único indicador o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica.
ENEM O ENEM foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.
Referência Bibliográficas: (1) Luckesi CC. Avaliação da aprendizagem escolar. 10' ed. São Paulo: Cortez; 2000. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? p. 85-101. (II) Material de apoio (Políticas e Gestão da Educação - Proform) Unidade II - Aula 3 - Profª Jussara Seidel
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba