Cartões para Contratos Civis

Description

Cartões para memorização da matéria de Contratos Civis do 6o. semestre de Direito na FMU.
Silvio R. Urbano da Silva
Flashcards by Silvio R. Urbano da Silva, updated more than 1 year ago
Silvio R. Urbano da Silva
Created by Silvio R. Urbano da Silva almost 7 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
COMPRA E VENDA Qual o conceito básico de contrato de compra e venda ? Contrato para alienação do domínio em troca do preço.
COMPRA E VENDA O contrato, por si só, transfere o domínio ? Não, a transferência do domínio se dá pela tradição (coisas móveis, art. 1226 do CC) e pelo registro (coisas imóveis, art. 1227 do CC). A compra e venda, portanto, tem caráter apenas obrigacional.
COMPRA E VENDA Quais são as características do contrato de compra e venda ? O contrato de compra e venda é: 1. Bilateral (ou sinalagmático): porque gera obrigações recíprocas; 2. Consensual: porque se aperfeiçoa apenas com o acordo de vontades, pouco importando se houve a entrega da coisa; 3. Oneroso: porque os contratantes obtém proveito, em troca de algum sacrifício; 4. Comutativo: (em regra) porque as prestações são certas, embora, por vezes, possa ter por objeto coisas futuras ou sujeitas a risco;
COMPRA E VENDA Quais os elementos do contrato de compra e venda. Os elementos do contrato de compra e venda são: 1. Coisa ("res"); 2. Preço ("pretium"); 3. Consenso ("consensus").
COMPRA E VENDA Quais são as principais limitações ao contrato de compra e venda ? As principais limitações são: 1. Venda entre ascendentes e descendentes; 2. Pessoa que deve zelar pelos interesses do vendedor; 3. Venda entre cônjuges.
COMPRA E VENDA ELEMENTOS Explique o elemento "consenso" do contrato de compra e venda. O consentimento no contrato de compra e venda deve ser livre e espontâneo, sob pena de anulabilidade do negócio jurídico. Essa concordância deve recair tanto sobre a coisa quanto em relação ao preço. As partes devem ser capazes e as incapacidades dos arts. 3 e 4 do CC podem ser supridas pela representação, assistência ou autorização judicial. O consentimento exige também que a pessoa possa vender um bem. Exemplos: tutores e curadores não podem vender bens sem autorização judicial.
COMPRA E VENDA ELEMENTOS Explique o elemento "preço" do contrato de compra e venda. No contrato de compra e venda o preço deve ser determinado ou determinável, isto é, existe um meio de se chegar àquele valor, seja ou por meio de índices ou pela fixação de parâmetros. A fixação do preço não pode ser deixada a vontade exclusiva de uma das partes (art. 489, CC). O preço pode ser fixado por taxa de mercado ou bolsa de valores (art. 486, CC). Contratante e contratado podem escolher um terceiro para fixar o preço (art. 485, CC). Se não for estabelecido um critério para sua fixação, as partes se sujeitam ao critério das vendas habituais do vendedor (art. 488, CC). O preço deve ser pago em dinheiro ou valor redutível a dinheiro, e deve ser sério e real, e não vil ou fictício.
COMPRA E VENDA ELEMENTOS Explique o elemento "coisa" do contrato de compra e venda. A coisa no contrato de compra e venda pode ser atual ou futura, ex: safras corpóreas e incorpóreas; um crédito a ser recebido e o direito de sucessão aberto. A coisa ainda deve ser individualizada ou suscetível de determinação quando da execução. Deve ser disponível, isto é, não estar fora do comércio (como bens fora do comércio temos aqueles que o são por sua própria natureza, tais como o ar, a água do mar, estrelas, etc. Por outro lado, há alguns bens que são inalienáveis por disposição legal, tais como o direito de personalidade, os órgãos do corpo humano e os bens declarados inalienáveis por testamento ou doação).
COMPRA E VENDA EFEITOS Quais são os efeitos principais do contrato de compra e venda? Como efeitos principais do contrato de compra e venda temos: 1. Cria obrigações recíprocas para os contratantes; 2. O comprador deve pagar e o vendedor deve entregar; 3. O vendedor se responsabiliza pelos vícios redibitórios e evicção.
Show full summary Hide full summary

Similar

ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem