NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT)

Description

Engenharia Mind Map on NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), created by Yago Neco Teixeira on 12/08/2019.
Yago Neco Teixeira
Mind Map by Yago Neco Teixeira, updated more than 1 year ago
Yago Neco Teixeira
Created by Yago Neco Teixeira over 4 years ago
29
1

Resource summary

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT)
  1. 1° Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos no meio de trabalho da indústria da construção.
    1. 2° Vedado ingresso ou permanência de trabalhadores no canteiro de obras sem que estejam assegurados pelas medidas preventivas nesta NR e compatíveis com a fase da obra.
      1. 3° É obrigatória a comunicação à DRT antes do início das atividades as seguintes informações: Endereço da obra, endereço e qualificação do contratante; tipo de obra (industrial, comercial, residencial); datas prevista de início e conclusão da obra; número de trabalhadores previstos na obra.
        1. 4° São obrigatórias a elaboração e cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.
          1. 5° O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 (PPRA). Se a sede da empresa tiver o PPRA, os canteiros de obra não serão obrigados a ter o PPRA também, basta o PCMAT.
            1. 6° O PCMAT deve ser disposto na obra para possível avaliação do orgão regional do trabalho e emprego.
              1. 7° O PCMAT deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de segurança de trabalho.
                1. 8° Integram o PCMAT: memorial sobre condições do ambiente de trabalho nas operações levando em consideração riscos de acidentes e doenças de trabalho e suas respectivas medidas preventivas; projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com a etapa de execução da obra; especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas; cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT em conformidade com a etapa de execução da obra; layout inicial e atualizado do canteiro de obras e/ou frente de trabalho contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência; programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e segurança do trabalho com sua carga horária.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Engenharia
    robson kuskowski
    Introdução a Engenharia
    ismael-airoso
    Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
    Nathan Kaiser
    ENGENHARIA CIVIL
    Nayara Gil
    Planejamento e Engenharia
    Rodrigo Luiz
    Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
    luizmax10
    Engenharia Econômica
    Lucas Danilo
    Perícia na Engenharia Civil
    joaoneto alves
    Produto de TI para Empresa de Engenharia
    andreylopes
    Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
    ingridlopes
    NR 23 - Proteção contra incêndios
    Yago Neco Teixeira