GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Pablo Gonçalves Portuguese

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Map content

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

  1. Pressão de Vapor

    • é a pressão exercida pelas moléculas do solvente líquido contra a sua superfície para passar para o estado de vapor.
    • Quanto maior a Pv mais volátil é o líquido.
    • Fatores que infuenciam
      • Temperatura
        • maior temperatura, maior Pv
      • Natureza do líquido
        • mais voláteis, maior Pv
      • Forças Intermoleculares
    • É a pressão exercida quando a velocidade de evaporação do líquido é = a velocidade de condensação de seus vapores
    • Se a Pv aumenta o PE aumenta tambem
    • Quanto maior a altitude
      • menor o PE
      • menor a Patm
      • menor o Pv
    • Só ocorrerá a ebulição do líquido quando a Pv da substância for igual ou maior a Patm
    • A pressão de vapor de um solvente puro sempre será maior do que a pressão de vapor de uma solução.
  2. alterações que os solutos causam ao solvente.

    • Dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto.
  3. Tonoscopia

    • se adiciona um soluto não-volátil
      • abaixamento da pressão de vapor de um líquido
      • demora mais tempo para evaporar.
  4. Ebulioscopia

    • se adiciona um soluto não-volátil e não-iônico.
      • elevação do PE
      • Demora mais para evaporar
  5. Crioscopia

    • adição de um soluto não-volátil
      • diminuição na temperatura de congelamento do solvente
        • Em países onde o inverno é muito rigoroso, adiciona-se sal nas estradas para provocar a diminuição da temperatura de congelamento da água, evitando que se forme gelo.
          • Esta propriedade também explica porque grande parte da água do mar não congela a 0°C. A imensa quantidade de sal dissolvida nos mares e oceanos faz com que o seu ponto de congelamento diminua.
            • Os bohemios adicionam sal ao gelo ao redor da cerva para que ocorra o derretimento do gelo e o resfriamento mais rápido
  6. Osomometria

    • Osmose
      • mais diluída para outra mais concentrada através de uma membrana semipermeável .
        • As frutas secas, como a ameixa-preta, incham quando colocadas em água.
        • Ajuda na conservação dos alimentos, por exemplo, a carne salgada e frutas cozidas em calda muito doce impedindo que não se estraguem com facilidade.
        • Os peixes tem metabolismos diferentes de acordo com o tipo de água em que vivem. O corpo do peixe é formado por muita água e outras substâncias dissolvidas nela. Como na água salgada possui mais sais do que na água doce, um peixe de água salgada não poderia viver em água doce e vice-versa. Causaria um desequilíbrio entre a presão osmótica interna do organismo do peixe e a pressão osmótica externa da água.
        • Em casos de desidratação, onde há muita perda de água, é necessário repor ao organismo soro fisiológico, composto de água fervida, uma colher de sal de cozinha e duas colheres de açúcar, para reequilibrar a pressão osmótica do organismo
    • estuda a medição da pressão osmótica das soluções.
      • Pressão externa que se faz sobre a solução mais concentrada para impedir a osmose, e evitar a sua diluição
        • O fato das verduras murcharem após serem temperadas com sal acontece porque o sal retira a água das células das verduras

Images and files in the map

  • null
  • null
  • null
  • null
  • null
  • null
  • null

Information

Description
Mind Map on PROPRIEDADES COLIGATIVAS, created by Pablo Gonçalves on 22/04/2016.
Views
1
History
  • Created by Yani · Apr 22, 2016
  • Copied by Pablo Gonçalves · Apr 22, 2016
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?