A Política como pulsão vital_análise_Ciência Política

Description

Livro Política para não ser idiota
Valdilaine Cardoso
Slide Set by Valdilaine Cardoso, updated more than 1 year ago
Valdilaine Cardoso
Created by Valdilaine Cardoso over 6 years ago
189
0

Resource summary

Slide 1

    A Política como pulsão vital
    Por: Kauã, Felipe e Valdilaine   Cortella - De fato, perturba muito hoje imaginar que o desencanto, em vários momentos um desalento, sugira menos um esgotamento das formas arcaicas e mais uma crise mais definitiva da própria dinâmica de fazer política....
    Caption: : Cortella

Slide 2

    DITADURA
    A Ditadura Militar é o modelo mais forte dessa corrente de governo, onde o poder político é efetivamente controlado por generais e comandantes do exército do país. Foi muito utilizado na América do Sul na segunda metade do século XX, quando um ou uma junta de militares assumia o poder. Segundo Platão e Aristóteles, "os tiranos são ditadores que ganham o controle social e político despótico pelo uso da força e da fraude. A intimidação, o terror e o desrespeito às liberdades civis estão entre os métodos usados para conquistar e manter o poder. A sucessão nesse estado de ilegalidade é sempre difícil" Guerra do Vietña Maio de 68 Paris Guerra Fria - (EUA x URSS)  Mães da Praça de Maio - Argentina Estima-se que durante este período tivemos 33 regimes militares no Mundo. Nos anos 90 passamos a ter três continentes amplamente democráticos.

Slide 3

    DITADURA NO BRASIL (1964 - 1985)
    21 anos de ditadura Pessoas de 33 - 53 anos - Geração X Perseguições e Tortura institucionalizadas (1968) Constituição Suprimida - A cassação de direitos políticos, agora descentralizada, poderia ser decretada com extrema rapidez e sem burocracia; o direito de defesa ampla ao acusado foi eliminado; suspeitos poderiam ter sua prisão decretada imediatamente, sem necessidade de ordem judicial; os direitos políticos do cidadão comum foram cancelados e os direitos individuais foram eliminados pela instituição do crime de desacato à autoridade.
    Caption: : Passeata dos 100 mil

Slide 4

      "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: PARA QUE EU NÃO DEIXE DE CAMINHAR". Eduardo Galeano
    Horizonte Adversário

Slide 5

Slide 6

    Conquistamos uma situação social de maior equilíbrio entre as forças.  Perdemos a perspectiva do adversário daquele que desperta nosso instinto de defesa. Luta pela liberdade irradiava vida. Neste sentido a política é como uma pulsão vital é o que nos manteve vivos nos últimos 200 anos.
    Política = Pulsão Vital
    Pulsão Vital

Slide 8

Slide 9

    Opinião do Cortella
    Cortella: Acho que é aí que está o gancho! Quando você dizia que havia uma bifurcação, para mim, o gancho do novo que se pode construir na educação, na política, na atividade de convivência se concretiza justamente em conseguir fazer da política uma pulsão sem a necessidade de opressão, isto é, sem que precise haver um adversário.

Slide 10

    Estudantes - aversão a política velha
    Caption: : A partir do alto à esq., em sentido horário, Marcelo Rocha, Lilith Cristina Passos Moreira, Guilherme Oliveira e Ana Paula Lescano
    Lilith: A gente não concorda com política partidária e política institucional, velha. É mais difícil construir uma luta autônoma, mais é muito mais gostoso só a gente sobrevivendo por nós mesmos. Guilherme: Não querem que a gente pense, mas eu vou pensar e vou bater de frente . Marcelo: O movimento autônomo vem questionar a política, mas com a disposição de renovar. Engessado dentro de um partido, você não vai poder fazer um crítica. 

Slide 11

Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Penal
ERICA FREIRE
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Previdenciário
Taty Tesch
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José