Advanced Business Strategy - WEEK 4

Victor Bini
Flashcards by Victor Bini, updated more than 1 year ago
Victor Bini
Created by Victor Bini about 5 years ago
3
0

Description

Skills for Life Business Strategy (Advanced Business Strategy) Flashcards on Advanced Business Strategy - WEEK 4, created by Victor Bini on 04/04/2016.

Resource summary

Question Answer
Qual conceito de estrategia de negócios é fundamental lembrar para entender mais a importância da estratégia dos stakeholder? Temos que lembrar do desafio do estrategias, buscando criar valor para todos os stakeholder e alinhar os valores da organização e suas capacidades.
Qual o maior objetivo da estratégia dos stakeholders? O Objetivo é criar valor - encontrar, ocupar e defender uma posição competitiva valiosa, que permita você criar valor.
Quem são os stakeholders? Quais questões são importantes para a estratégia? Podemos dividi-los em dois grupos, temos os "key stakeholders" e os "secondary stakeholder" No grupo de key stakeholders temos parceiros mais aproximos das nossas operações, como: Investidores, empregados, clientes, fornecedores e a comunidade. No grupo de stakeholders secundarios, temos: Grupo de interesse especial, governo, midia, etc... - Nos devemos pensar quais valores são interessantes p/ serem criados para cada grupo diferente dos stakeholders- O que eles buscam na sua organização? - -Não podemos pensar que a gestão dos stakeholders é um jogo de soma zero, priorizando um em detrimento do outro, também não podemo pensar em só otimizar esses valores e acabar entregando pouco para todos. A MELHOR maneira é realizar um ALINHAMENTO de interesses dos stakeholders criando valor para eles ALINHANDO OBJETIVOS.
Como podemos fazer o alinhamento com os "key stakeholders"? A ideia principal é que o gestor/empresario foque em como alinhar interesses com os seus diferentes stakeholders. Temos que buscar entender o que nossos clientes fornecedores, empregados etc.. então querendo, buscando saber o que é mais importante para cada um dos stakeholders em particular. - PERGUNTE A ELES - Temos que pensar em como nossas ações podem impactar p/ nossos stakeholdes. como expandir sua empresa p/ outras regiões ou lançar um produto novo. -Alinhar nossa estratégia de ação com os stakeholders. -Pensar em algumas tensões que podem crescer por falta de um alinhamento ou de prioridades, podendo ser oportunidades chaves para inovação, sobre seu produto, serviço, operações ou até modelo de negócio. *Matriz de interesses.
Porque devemos nos alinhar com os "STAKEHOLDERS SECUNDÁRIOS?" Vários stakeholders (frequentemente secundários) podem dirigir pressões institucionais para a empresa, influenciando em sua estrategia e performance.
Quais questões são importantes serem pensadas sobre os "STAKEHOLDERS SECUNDÁRIOS"? *Quando os stakeholders podem tomar medidas contra a empresa? *Quando essas ações podem ter efeitos? *Como a empresa poderia se adaptar a essa oportunidade ou ameaça? *Pressões institucionais podem emergir de grupos de stakeholders ( normalmente organizados), grupos de advogados, uniões, governos etc.. Então é importante fazer a gestão dessas stakeholders porque eles: *Podem influenciar no ambiente competitivo. *Podem significar ameaças ou oportunidades para sua empresa. Essas pressões podem vir : *Midia (Coberturas negativas) *Governo (Regulamentações, leis, politicas) *NGO (Ativismo social - organizações)
Quais são as principais fontes de pressões institucionais? *Ações politicas, podem ter interesses próprios para motivar ações contra empresas. *Os stakeholders podem agir(ou responder) contra empresa em resposta de: -Conflitos normativos (conflitos com normas e crenças) -Conflitos de distribuição (muitas vezes por falhas no mercado) *Abuso de poder de mercado *Existência de externalidades negativas *Capitalização sobre informações assimetrias.
Como podemos definir a fonte de pressão institucional por: Conflitos normativos? -Definição - Normas são aceitas, são crenças estabelecidas pela sociedade sobre como as coisas devem ser feitas. -Questões - Ações de empresas e politicas dos governantes podem entrar em conflito com as normas e podem criar um sentimento público negativo e pressões politicas diversas. -Exemplos: Trabalho infantil, privatizações, sindicalizações. -Soluções: Campanhas de edução publica, adaptação do modelo de negócio.
Como podemos definir a fonte de pressão institucional por: Conflitos de Distribuição - Poder de mercado - ? *Definição - Poder de mercado é a capacidade de manter os preços acima dos níveis concorrenciais. *Questão: As empresas podem capturar o excedente do consumidor em detrimento do bem-estar geral. *Exemplo - Carteis, preços predatórios, collusion (Cooperação ilegal) *Soluções - Regulamentação, Leis-Anti Turst, leis de fusões e aquisições.
Como podemos definir a fonte de pressão institucional por: Conflitos de Distribuição - Externalidades Negativas - ? *Definição: Externidades negativas são custos impostos sobre um stakeholder em ajuda a outro sem nenhuma compensação. *Questão: As empresas não tem incentivos para reduzir esses custos. *Exemplos: Barulhos, poluição da água/ar. *Solução - Regulamentação ( Impostos e taxas), Leis.
Como podemos definir a fonte de pressão institucional por: Conflitos de Distribuição - Bens comuns - ? *Definição- Bens comuns são recursos que todos tem livre acesso, onde há mais para um e menos para outro. *Questões - Empresas/Indivíduos podem consumirem em excesso *Exemplos: Pesca, campos de petróleo, lençóis freáticos *Solução: Conceder monopólio aos recursos, regulamentação governamentais, auto regulamentação.
Como podemos definir a fonte de pressão institucional por: Conflitos de Distribuição - Assimetria de informações - ? *Definição: Uma parte tem acesso a mais informações que a outra e tem vantagem por isso. *Questão: Aumentar os custos de transação para o ponto onde o intercâmbio econômico não tem lugar. *Exemplo: Carros usados, comida orgânica, o valor de ações, praticas trabalhistas. *Solução: Padronização de embalagens/rotulos, e processos /operações.
Quais estratégias institucionais podem ser feitas fora dos mercados? -Lobby contra ou para uma regulamentação. +Associação comerciais -Negociar com os stakeholders -Levar recursos aos tribunais. +Violação de patentes, disputas contratuais. -Tentar o caso no tribunal da opinião publica. +Relação com o publico, disseminação de informações e estrategia da retorica. -Auto-Regulação +Pro-atividade e adaptação ao modelo de negócio.
O que a estratégia dos stakeholders encorpora? Ética e valores na criação de valor e nas operações do negócio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Forms of Business Ownership Quiz
Noah Swanson
Unit 3 Business Studies
Lauren Thrower
Contract Law
sherhui94
AQA Business Unit 1
lauren_binney
What is Marketing?
Stephanie Natasha
Digital Marketing Strategy - The Essentials
Micheal Heffernan
Profit and Loss Accounts
Stuart Smith
Business Studies - AQA - GCSE - Business Studies Key Terms
Josh Anderson
Chapter 18 - Marketing mix(Product & Price)
irene floriane
Market Segementation
Noah Swanson
Business Marketing
s1500782