Noções Básicas do Direito Administrativo

Description

Direito Administrativo Flashcards on Noções Básicas do Direito Administrativo, created by George de Castro on 16/05/2017.
George de Castro
Flashcards by George de Castro, updated more than 1 year ago
George de Castro
Created by George de Castro almost 7 years ago
14
1

Resource summary

Question Answer
Ramos do Direito Direito Privado> Não existe superioridade entre as partes> relação de igualdade Direito Público> Existe Superioridade (vertical)> Relação desigual entre as partes> Estado é superior em face da supremacia do interesse público sobre o privado.
Fontes do Direito Adm ˃ 1) LEI (em sentido amplo) → trata-se da fonte primária (ou primordial) do Direito Administrati-vo (enquadram-se as súmulas vinculantes). ˃ 2) DOUTRINA e JURISPRUDÊNCIA → são consideradas fontes secundárias do Direito Admi-nistrativo. ˃ 3) COSTUMES → trata-se do conjunto de regras que, embora não escritas, são observadas de maneira uniforme. São reconhecidas como fontes indiretas do Direito Administrativo.
Princípio Da Supremacia Do Interesse Público Sobre O Privado O interesse público, que representa o interesse da coletividade é superior aos interesses privados.
Princípio Da Indisponibilidade Do Interesse Público O administrador é mero gestor da coisa alheia. Não pode dispor (abrir mão) dos interesses coletivos.
Personalidade Jurídica os possuidores de personalidade jurídica poderão ter, dentre outras características, patrimônio próprio e capacidade processual (ser autor ou réu em um processo judicial).
Conceito de Estado Pessoa jurídica territorial e soberana composta por 3 elementos >Povo: Elemento Humano do Estado. Indivíduos que compõe o território e estão submetidos ao controle de um poder central. >Território: espaço geográfico onde determinada popula-ção reside (abrange o solo, o subsolo, o mar e o espaço aéreo). >Governo: soberano → trata-se da vontade suprema do Estado, não sujeito a nenhuma vontade externa.
Forma de Estado Federativo Caracteriza-se pela descentralização política. Existem diversas entidade políticas autônomas.
Forma de Governo República É marcada pela eletividade do governante e também pelo caráter temporário dessa represen-tação. Como ele apenas administra a “coisa do povo”, ele tem o dever de prestar contas e pode ser responsabilizado.
Sistema de Governo Presidencialismo No presidencialismo, existe uma separação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, predominando a separação dos Poderes. O Presidente da República cumula as funções de chefe de Estado (relações internacionais) e chefe de Governo (relações internas, ele é o chefe da Administração Pública).
Regime de Governos Democracia Conforme extraído do texto Constitucional, no Brasil, temos uma democracia semidireta ou participativa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza